Edit Content

Menu

Banco Modal transfere área de dados para ambiente em nuvem

Banco Modal transfere área de dados para ambiente em nuvem

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para suportar expansão dos negócios e melhorar curadoria interna dos dados, instituição contou com parceria da VMware e AWS. Case de sucesso foi apresentado durante painel central do evento VMWare Explore 2022, que aconteceu nesta semana em São Paulo

A VMware apresentou durante o seu primeiro evento global em solo brasileiro – o VMware Explore 2022 – uma série de cases de sucesso das soluções multi-cloud da companhia. Entre os casos comentados no evento ocorrido durante dois dias em São Paulo, estava o do Banco Modal, cujo time de cuidado dos dados internos adquiriu a solução da empresa de nuvem através da AWS para promover um processo de migração dos dados do próprio data center para os meios digitais.

A necessidade de mudança surgiu após um processo de rápida expansão do banco nos últimos anos, envolvendo aquisições e crescimento dos negócios em áreas determinadas. Assim, como era esperado pela Modal, esse avanço exige transformações intensas na curadoria dos dados dos clientes. “Nosso banco tem crescido bastante e de forma muito rápida, o que demanda um equipamento – hardware – adequado. E essa transição consome tempo e exige conhecimento adequado de cloud” comentou Edgar Zattar, CIO do banco Modal.

Segundo o executivo, a escolha pela VMware em cloud foi pautada nos serviços da gigante de tecnologia que o Banco já contava internamente. “Colocando numa matriz comparativa, estar num ambiente em nuvem, com uma solução híbrida, me permite ter uma movimentação no meu data center a qualquer momento. Então podemos citar como pontos favoráveis a transição veloz; a preparação do time; ser uma solução já conhecida por nós; sem falar tudo o que ganhamos de positivo, como expertise, tempo e segurança no manejo dos dados”, pontuou o CIO.

Esse recurso permitiu que o banco ampliasse a infraestrutura de TI, com suporte transparente para executar novas aplicações. Com isso, a instituição ganhou capacidade de mover cargas de homologação e desenvolvimento para a nuvem, focando seus data centers locais para aplicações de produção, o que ajudou a melhorar a utilização de seus investimentos em recursos.

Também marcando presença no evento, o Sales Head da AWS, Douglas Silva, comentou sobre a participação da sua empresa, em parceria da VMware, nesse projeto “Acho que essa é a nossa tarefa como facilitadores de tecnologias junto aos times de TI, fazer com que o negócio continue rodando sem qualquer tipo de interferência com o que fazemos no backstage. Então nós casamos o melhor de tudo: a experiência de um parceiro como a VMware, com vasto conhecimento em plataformas cloud, com o time da AWS que suporta todo o processo de arquitetura, trabalhando lado a lado para habilitar cases como esse”, diz.

Na apresentação do case, ambos os participantes ressaltaram a longevidade de suas parcerias com a VMware para resultados tão positivos. “Contextualizando, a VMware e a AWS têm uma colaboração desde 2017, e em cinco anos de transformação rápida, deve ter sido o equivalente a dez ou quinze anos. Para dar uma noção, hoje a AWS disponibiliza mais de 200 serviços em nuvem na sua plataforma, e as soluções da VMware utilizam 80% desses serviços. São quase 170 serviços da AWS trabalhando e colaborando com soluções VMware”, ressaltou Silva.

“Esse é um case de muito sucesso para nós e pretendemos continuar com essa parceria tanto com a AWS quanto com a VMware. Com isso, temos conseguido conquistar vários contatos entre as empresas. É uma solução que nos atende bem, com perspectivas de ampliação dessa parceria”, concluiu Edgar Zattar.