A M. Dias Branco deu go-live ao RISE with SAP com o SAP S/4HANA para adquirir mais velocidade à expansão da companhia e avançar em inovação e na gestão empresarial. Entre os objetivos de negócios está promover a internacionalização das marcas. No portfólio de produtos constam Adria, Vitarella, Piraquê e Jasmine, entre outras presentes na refeição e na memória dos brasileiros.
A nova solução integrou 47 sistemas e foi testada em 126 linhas de produção, com mais de 1400 turmas de treinamento. Foram mais de 800 colaboradores foram envolvidos diretamente no projeto, distribuídos entre 16 unidades fabris e 33 Centros de Distribuição em todo o Brasil, totalizando 16.643 participações em mais de 119 cursos, demonstrando o compromisso da empresa com a capacitação e o desenvolvimento de seus colaboradores.
“Claro que existe uma curva de aprendizado devido ao tamanho da mudança, mas já é perceptível a agilidade e flexibilidade de negócio por meio de processos simplificados em um ERP escalável. Hoje temos visibilidade completa dos nossos processos de negócio com tomada de decisão mais rápida baseada em dados”, resume o diretor de Tecnologia da Informação na M. Dias Branco, Mauro Alarcon, líder e articulador da implantação.
O namoro entre a M. Dias Branco e a SAP remonta ao início da década. O primeiro acordo foi para o projeto de indústria 4.0, com a solução SAP Manufacturing Integration and Intelligence. O conceito já era o de aumentar a produtividade dos colaboradores e a eficácia dos equipamentos com melhor visibilidade e inteligência na produção.
As tratativas avançaram, até que em 2022 um novo contrato foi feito para a implementação do RISE with SAP com o ERP SAP S/4HANA, com apoio da Accenture. “Tivemos um forte patrocínio da alta liderança para este importante salto tecnológico e de processos de negócio, focando sempre na simplificação e a utilização do standard, ou seja, das melhores práticas de mercado”, diz Mauro.
A implementação levou um ano e oito meses, e o go-live ocorreu em janeiro de 2024 em todas as unidades. A curva de aprendizado com a solução é vista positivamente. “Colocamos a M. Dias Branco em um novo patamar. A modernização do ERP está sendo um grande habilitador para a execução do nosso planejamento estratégico. Nossa agenda de inovação continua pujante e o baixo nível de customização somado a uma arquitetura digital de referência garantirá maior velocidade na integração com novos sistemas e com ecossistema de inovação aberta, sem contar com a maior agilidade nas futuras atualizações do ERP”, afirma Mauro.