Edit Content

Menu

Banco Galicia melhora análise e processamento de dados com AI

Banco Galicia melhora análise e processamento de dados com AI

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Um dos maiores bancos comerciais privados da Argentina resolveu apostar na tecnologia, conseguindo reduzir o tempo de verificação de dias para minutos com 90% de precisão e também de inatividade da aplicação em 40%, além de aumentar a agilidade em quatro vezes

O Banco Galicia, um dos maiores bancos comerciais privados da Argentina, por meio de consultorias e tecnologias específicas da Red Hat construiu uma plataforma baseada em AI que melhora a análise e processamento de dados e reduz o tempo de verificação para novos clientes corporativos. Trabalhando com o Red Hat Consulting, o banco aproveitou o Red Hat OpenShiftRed Hat Integration e outras tecnologias de nuvem híbrida da Red Hat para construir uma plataforma de processamento de linguagem natural (NLP) que tornou seu processo de integração de clientes totalmente digital, transparente e autogerenciado. 

Tido como um dos maiores bancos privados da Argentina, o Banco Galicia atende a 3 milhões de clientes e 150.000 empresas de todos os portes e para todos os setores. Seus serviços abrangem desde financiamentos até cobrança e pagamentos e investimentos. O motivo para procurar a empresa líder em soluções open source era o desejo da instituição financeira em se tornar o banco mais focado nos clientes e no mercado financeiro, oferecendo um jeito mais rápido de verificar clientes corporativos por meio da redução do tempo de verificação de clientes, que caiu de três para uma semana de espera. 

Com a ajuda da Red Hat Consulting, o Banco Galicia construiu uma plataforma NLP totalmente digital que usa modelos baseados em API e implantados em containers para otimizar o processamento de inferência e nova etapa de treinamento, assim permitindo que os modelos estejam disponíveis para futuros projetos do banco.

Antes de abrir uma conta corporativa no Banco Galicia, os clientes devem passar pelo processo de Aceitação Oficial de Credenciais (OAC) para determinar se podem realizar transações financeiras com o banco. Anteriormente, esse processo exigia que o correntista entregasse uma série de cópias físicas de documentos, contendo informações corporativas e contábeis para serem digitalizadas e posteriormente avaliadas pelo departamento jurídico da instituição. Em média, esse processo levava  20 dias para autorizar o registro de uma nova conta ou atualizar as informações da conta de uma empresa que já era cliente.  Em meio a esse gargalo no serviço, o Banco Galicia recorreu à Red Hat Consulting para ajudá-lo a criar uma plataforma que reduzisse o tempo que a OAC levava para fazer análise, validação e verificação.

Com a análise de documentos ocorrendo em tempo real, novos clientes corporativos agora podem abrir e começar a usar sua conta em minutos, enquanto continuam cumprindo a obrigação de compliance do banco para evitar e detectar fraudes. Ao automatizar seu processo de verificação, o Banco Galicia não apenas reduziu o tempo de verificação de dias para minutos com 90% de precisão, mas também diminuiu o tempo de inatividade da aplicação em 40% e aumentou a agilidade em quatro vezes.

Na avaliação de Richard Harmon, vice-presidente de Global Financial Services Industry, Red Hat, a instituição bancária deu um passo importante para otimizar processos e reforçar a segurança de seus clientes. “A inteligência artificial é cada vez mais importante para o setor bancário e atender aos requisitos regulatórios continua sendo uma prioridade. O uso de tecnologias da Red Hat para criar soluções de inteligência artificial permite que os bancos forneçam serviços digitais com mais eficiência e precisão para seus clientes, ajudando-os a identificar ameaças e detectar fraudes”, comentou.

A plataforma inteligente de NLP dá ao Banco Galicia a liberdade e o potencial de crescimento, tendo em vista que agora a instituição possui o conhecimento e os dados para treinar algoritmos. O Banco Galicia planeja ampliar as capacidades da plataforma de NLP para melhorar outras áreas de processos do banco, como abertura de contas internacionais, transações com moeda estrangeira e atendimento ao cliente. A Red Hat nos permitiu fornecer uma experiência de cliente mais rápida e simples para nossos clientes corporativos. Com a plataforma NLP analisando documentos praticamente em tempo real, eles podem abrir e começar a usar sua conta em apenas alguns minutos, em vez de esperar semanas.”, explica Joy Erico, chief information officer do Banco Galicia.