Na Febraban Tech 2025 foi divulgado o 2° volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025 (ano-base 2024). Segundo os dados, o principal meio responsável por 75% das operações dos brasileiros é o celular. De um total de 208,2 bilhões de transações feitas em 2024, por meio dos diferentes canais de atendimento das instituições financeiras, 82% são feitas por canais digitais, ou seja, pelo celular e internet banking.
De acordo com a pesquisa, os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo mobile banking, que somou 155 bilhões de transações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, representando um crescimento de 15%.
O relatório também apontou que o Pix se destacou no mobile banking, com um crescimento de 41%, chegando a quase 25 bilhões de operações feitas nos smartphones. A análise revelou que, em média, 55 transações mensais são realizadas por conta no canal mobile, e 92% das transações neste canal são efetuadas por clientes pessoa física.
Os especialistas afirmaram que a edição registrou um crescimento na proporção de heavy users no canal mobile banking: quase oito em cada dez dos clientes ativos (78%) movimentam mais de 80% de suas transações neste canal.
“Os celulares vêm transformando a maneira como interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar este sucesso”, avaliou Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.
De acordo com a pesquisa, as transações realizadas em canais físicos – como agências bancárias, caixas eletrônicos, correspondentes e contact centers – seguem em trajetória de queda, representando 5% do total. Nas agências bancárias, foram feitas 3,6 bilhões de transações, uma redução de 14% frente ao ano anterior. Apesar da queda no volume, esses canais continuam sendo relevantes para operações mais complexas e consultivas, como contratação de crédito, renegociação e planejamento financeiro, demonstrando uma reconfiguração do papel das agências na jornada dos clientes.