A Wurth do Brasil, empresa no ramo industrial de ferramentas, faz parte do Grupo Wurth, fundado em 1945 na Alemanha, e tem sua matriz em Cotia (SP), além de uma filial em Recife (PE). A companhia conta com um portfólio de 180 mil clientes, 10 mil produtos e mais de 1,5 mil colaboradores.
Pensando em uma empresa multinacional, que necessita de um acesso fácil e rápido à informação, a implementação de ferramentas de BI torna-se extremamente importante para agilizar o trabalho das equipes. Raphael Bilecki, coordenador de Gestão de Negócios da Wurth do Brasil, conta como a plataforma digital é fundamental para a empresa.
“Usamos muito o Qlik aqui, pois com ele fazemos praticamente todas as integrações e visualizações de dados da empresa. Sem o Qlik, fica complicado gerenciar tudo isso, teríamos que usar diversas ferramentas para implementar toda nossa estrutura, o que demoraria muito mais tempo. Acabamos optando pela plataforma por ter a função de conseguir tanto preparar os dados, quanto visualizá-los”, afirma Bilecki.
A lentidão na geração de informações acaba prejudicando a empresa como um todo. Com a plataforma, essa morosidade acaba, e proporciona um auxílio direto aos gestores na tomada de decisões. “Os problemas que tínhamos antes da implementação eram basicamente lentidão para gerar informação, falta de integração entre os dados e falta de informação para tomar decisão”, explica Bilecki.
A empresa possui em sua rede tanto o QlikView como o Qlik Sense. Segundo Leonardo Farah, CEO da Toccato, a falta de informações ou morosidade em obtê-las pode causar danos enormes às empresas e, por esse motivo, a Wurth investiu em soluções que apoiam a tomada de decisões.
“Os gestores dedicam o tempo deles na análise dos dados, e não na coleta deles. A plataforma Qlik possui qualidades não apenas na camada de visualização, distribuição e compartilhamento das visões, mas também uma robustez na captura, armazenamento e preparo destes dados, possibilitando aos usuários, e área de TI, performance e governança em todo projeto”, conclui Farah.
Atualmente, a solução está implantada em diversos setores, como vendas, RH, estoque, financeiro e contabilidade. O processo de instalação da plataforma foi feito pela Toccato.