Edit Content

Menu

Um terço dos líderes de Data Analytics citam medição de impacto dos dados como maior desafio

Um terço dos líderes de Data Analytics citam medição de impacto dos dados como maior desafio

Segundo análise do Gartner, maioria dos Chief Data and Analytics Officers não tem métricas definidas de impacto nos negócios para casos de uso

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Trinta por cento dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) afirmam que seu principal desafio é a incapacidade de medir o impacto dos dados, analytics e Inteligência Artificial (IA) nos resultados dos negócios, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner, Inc. A pesquisa anual Gartner Chief Data & Analytics Officer Agenda foi realizada de setembro a novembro de 2024 com 504 líderes executivos de Data & Analytics (D&A) em todo o mundo.

 

“Há uma enorme valorização em torno dos dados, na qual muitas empresas falam sobre o valor deles, o desejo de ser orientadas por dados, etc., mas poucas conseguem comprovar isso”, diz Michael Gabbard, Diretor Sênior e Analista do Gartner. “Frequentemente, as empresas que se alinham regularmente aos temas relacionados a dados superam seus concorrentes”.

 

Para a grande maioria (mais de 90%), as áreas focadas em valor e resultados dentro do escopo do líder de Data & Analytics tornaram-se a principal responsabilidade nos últimos 12 a 18 meses, e continuarão a ser uma preocupação no futuro. No entanto, apenas 22% das empresas pesquisadas definiram, rastrearam e comunicaram métricas de impacto nos negócios para a maior parte de seus casos de uso de D&A.

 

“As empresas estão priorizando cada vez mais o desenvolvimento de uma estratégia robusta de Data & Analytics para aprimorar a tomada de decisões e a eficiência operacional, e isso cabe aos líderes de D&A”, diz Gabbard. “Os CDAOs devem acelerar a visão orientada por dados e centrada em decisões, identificando tendências importantes com antecedência para fazer escolhas proativas e informadas sobre a estratégia de Data & Analytics, criando um contexto operacional em torno desses fatores”.

 

De acordo com a pesquisa do Gartner, 91% dos CDAOs afirmaram que a criação de uma estratégia de D&A acionável é uma responsabilidade primária.

 

“Descobrimos que, embora a criação de uma estratégia de Data & Analytics acionável seja uma responsabilidade primária desses CDAOs, mais de um terço deles não identifica o estabelecimento e a evolução do modelo operacional como uma responsabilidade no mesmo nível”, conclui Gabbard. “Há uma lacuna perene entre o planejamento e a execução para os líderes de D&A”.