Para atender uma organização que funciona 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano, o SPC escolheu a Citrix para ser sua parceira em um projeto robusto de TI. Atualizar a infraestrutura tecnológica com preços competitivos; executar aplicativos legados com as novas soluções implementadas; melhorar a segurança; apoiar a transformação do ambiente de trabalho e, principalmente operar com dois data centers de forma transparentes foram os desafios do projeto enfrentados pela Citrix.
De acordo com o superintendente de TI do SPC Brasil, Ricardo Pereira de Almeida, os serviços de TI estavam se tornando, além de caros e improdutivos, uma experiência precária para cerca de 1,2 milhão de empresas associadas. “Havia um gargalo durante as consultas online”, explica Almeida, lembrando que a atividade principal é justamente processar e armazenar todas as operações de crédito realizadas pelas associadas. São mais de 50 milhões de consultas realizadas por mês ao SPC Brasil, sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL.
Acessos simultâneos – Almeida conta que a estrutura de TI do SPC se concentra em São Paulo e muitos colaboradores compartilham informações a partir de várias localidades. Para resolver o problema de múltiplos acessos simultâneos, a entidade adquiriu quatro equipamentos NetScaler, da Citrix, para balanceamento de carga. A implementação vem sendo realizada pelo parceiro da Citrix, a TDEC, cujo próximo passo é ativar os recursos de segurança com o NetScaler AppFirewall, solução que oferece proteção abrangente sem degradar a taxa de transferência nem os tempos de resposta de aplicativos.
Entre os benefícios alcançados pelo SPC, Almeida cita ainda a diminuição de riscos. Isto porque a entidade passou a ter um processo mais automático de reconhecimento dos múltiplos acessos e, com isso, virar de um site para outro sem ter que mexer em endereço IP, ou seja, sem ter que fazer mudança manual de um data center para outro. “Praticamente dobramos a nossa capacidade de processamento, aumentamos a performance do usuário e agregamos soluções de segurança que antes não tínhamos”, destaca o superintendente, que comemora o sucesso da implementação com redução de custo, de forma segura e inovadora.
As soluções de tecnologia Citrix, como XenApp, XenDesktop, NetScaler, entre outras – são voltadas para ajudar empresas a capacitar a força de trabalho moderna e móvel, ao mesmo tempo em que elas aceleram para a transformação digital em ambiente seguro. “Estamos preparados para impulsionar a mobilidade corporativa, oferecendo experiência excepcional para o usuário final, por meio de ferramentas que simplificam e protegem os ambientes de TI híbridos e multicloud”, diz Luis Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil.