O projeto do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, da CNSEG (Confederação Nacional das Seguradoras), foi realizado pela TIVIT em parceria com a Seguros Unimed para implementar soluções de IA que reduzem o tempo de validação de documentos e aumentam a eficiência operacional da seguradora. A solução implementada reduziu o tempo de validação de documentos de 48 horas para apenas 37 segundos e diminuiu em 68% o tempo de análise jurídica.
Segundo a empresa, o investimento no parque tecnológico da seguradora também contribui para a redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria da experiência do cliente. A TIVIT confirmou o uso de IA generativa, OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que converte documentos físicos e digitais em dados editáveis e visão computacional. O objetivo, de acordo com a organização, foi criar uma solução automatizada e escalável, capaz de otimizar a validação de informações, detectar fraudes e garantir maior segurança para a seguradora.
Durante a execução do projeto, a TIVIT explico que fez o mapeamento de processos de inovação e definiu políticas de combate a fraudes e validação de dados. Além disso, realizou testes de validação e homologação para garantir a precisão e a funcionalidade das soluções.
“Nosso trabalho com a TIVIT está revolucionando o mercado segurador, trazendo mais segurança e combate mais eficaz às fraudes, fomentando inovações que contribuam para o tema em todo o setor. Estamos muito satisfeitos com a parceria, que nos permitiu avançar significativamente na nossa jornada de transformação digital’, afirmou Alex Rocha, superintendente de Gestão do Cliente da Seguros Unimed.