A Solar, enfrentava desafios significativos relacionados ao tempo de processamento, distribuição de trabalho e integração de parceiros vitais à sua malha. Com o objetivo de simplificar e revolucionar os processos operacionais da companhia, a Neogrid, com o apoio da parceira BR Mundi, implementou a solução EDI PDF Connect para padronização e total cobertura para controle de pedidos recebidos via WhatsApp ou e-mail, otimizando o tempo de processamento de mais de 40 lojas de 4 horas semanais para apenas 10 minutos.
Esses déficits processuais resultavam em atrasos, riscos de ruptura, erros nos pedidos e impactos diretos no faturamento mensal. Em períodos de alta demanda, a Solar dependia do apoio dos vendedores para a inclusão eficiente de pedidos, aumentando a complexidade operacional.
Focando inicialmente em 20 parceiros, entre os quais o maior cliente fora da malha Neogrid, que demandava mais de 4 horas por semana para a inserção manual de pedidos, a abordagem consistiu em permitir que clientes e vendedores enviassem pedidos por PDF diretamente para um e-mail centralizador.
Além de receber esses e-mails, a solução da Neogrid os converte automaticamente em pedidos, integrando-os ao sistema de troca eletrônica de dados (EDI) e à malha específica. A Solar dedicou esforços à homologação e forneceu exemplos de documentos em formato PDF para assegurar a eficácia do projeto.
“Os resultados foram notáveis e efetivos, com o primeiro parceiro alcançando a operação total em questão de semanas”, afirma Helder Mendes, Gerente Executivo de Produto da Neogrid. “Ao superar esse marco com os primeiros 20 parceiros, viabilizamos à Solar a oportunidade de expandir sua implementação para outras regiões, abrangendo todos os perfis de parceiros e consumidores.”
Os benefícios da solução EDI PDF Connect Neogrid não se limitam à agilização do processo e ao aumento da produtividade: sua implementação também possibilita a redução de custos operacionais e a simplificação da interação entre clientes, vendedores e a Solar.