A Gerdau divulgou a expansão do projeto de conectividade para a Mina de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto. Em 2024, a Companhia concluiu a implantação da tecnologia 5G na usina de Ouro Branco, tornando-se a primeira empresa a possuir uma rede privativa em larga escala no Brasil. Em parceria com a Claro empresas, a proposta prevê a expansão da rede 3G e 4G pública e a implantação da rede 5G pública na Mina de Miguel Burnier, com possibilidade de evolução para uma rede privativa, semelhante à implantada em Ouro Branco.
Segundo as organizações o projeto está sendo desenvolvido em quatro fases, com ampliação gradativa do sinal de internet e construção de novas torres. Serão renovadas e atualizadas duas torres de telecomunicações já existentes na região e outras seis serão construídas. A primeira fase do projeto, que prevê a melhoria do sinal 4G e a implantação da rede 5G pública, deve ser concluída em julho deste ano.
Tecnologia 5G
“O projeto proporciona significativos avanços em segurança, produtividade, eficiência operacional e automação. Além disso, abre caminho para novos investimentos em tecnologias mais robustas. Em Miguel Burnier, também haverá uma importante melhoria no acesso à internet para a comunidade,” afirma Denis Eduardo Paim, CTO Global da Gerdau.
De acordo com os pesquisadores, a nova plataforma aprimora a experiência de conectividade e moderniza a rede interna da Gerdau. A infraestrutura robusta e moderna resultará em melhorias na comunicação, controle logístico, monitoramento de frotas, geotecnia e gestão de recursos hídricos na operação da mina. Além disso, possibilitará investimentos em dispositivos e maquinários avançados, como veículos autônomos, robôs, gêmeos digitais, IoT e IA.
“Estamos vivenciando um momento de grandes avanços em tecnologia e sustentabilidade na Mina de Miguel Burnier, com a implantação da plataforma de mineração sustentável. Ter uma conectividade mais robusta possibilita o uso de equipamentos com tecnologias mais avançadas, aprimorando nossos processos, além de trazer benefícios também para a comunidade”, avalia Wendel Gomes, Diretor Executivo de Mineração e Matérias e Primas da Gerdau.
Aumento da conectividade
“Estamos muito felizes com este segundo e significativo projeto em parceria com a Gerdau, para implementação da rede privativa 5G, além da expansão das redes 3G e 4G, em Ouro Preto. Este é mais um passo importante na jornada de digitalização da Gerdau, elevando suas operações a um novo patamar e promovendo mais conectividade e inovação também para a comunidade local”, afirma Gustavo Silbert, diretor-executivo da Claro empresas.
A conexão e instalação da rede 5G na Mina da Gerdau também levará sinal de internet à escola, centro de saúde, centro comunitário e residências de Miguel Burnier e região. A previsão é o que projeto completo seja finalizado no segundo semestre de 2026.