Edit Content

Menu

Se a transformação digital é tão importante, por que delegá-la?

Se a transformação digital é tão importante, por que delegá-la?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Era 4.0, que cresce diariamente no país, apresenta um universo de benefícios e possibilidades para quem a adota 



*Por Fernando Brolo 

Atualmente, a Era 4.0 no Brasil vem crescendo de maneira exponencial. Cada vez mais as corporações brasileiras enxergam que a inovação pode abrir caminho para um futuro mais próspero, econômico e funcional. Empresas de diferentes setores, desde o automobilístico até a área da medicina ou empresarial, por exemplo, direcionam seus investimentos para contar com tecnologias modernas, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, robótica e impressão 3D, entre muitas outras, no seu cotidiano de atividades.

Quando pensamos no segmento industrial, por exemplo, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada em 2020, 69% das indústrias brasileiras já adotaram ao menos uma tecnologia da Indústria 4.0, como sensores, análise de dados e automação. Apesar de a pesquisa considerar apenas o setor industrial, este dado ajuda a ilustrar uma clara tendência da adesão dos players de diversos mercados pela Era do Futuro no país.

Mas quais são os reais motivos para que a geração 4.0 venha ganhando tanta adesão das empresas nesses últimos anos? O que a torna tão popular entre os líderes e diretores empresariais? E mais, por que essas soluções tecnológicas representam um passo largo para o futuro? Explico-lhes na sequência.

Otimização e economia, pontos chave da Era 4.0 

Como já mencionado, as funcionalidades desse novo contexto empresarial promovem diversas vantagens para as companhias que a utilizam, incluindo desde a otimização de processos de produção, redução de desperdício e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços e do atendimento ao cliente. Esses benefícios, capazes de tornar uma empresa mais eficiente, também podem operar com custos mais baixos, de forma que a deixe ainda mais competitiva no mercado. Além disso, a Era 4.0, além de promover ganhos de qualidade, viabiliza que a empresa que a adere tenha uma gestão otimizada, que se traduz em uma maior eficiência e redução de custos.

A influência de bons parceiros no processo de digitalização  

Adentrar à era 4.0 pode ser trabalhoso e custoso, e por isso, a transição e adesão a esse novo universo deve ser feita de maneira bem calculada, a fim de potencializar efetividade e funcionamento da produção. Portanto, para implementar as mais diversas soluções que ajudam a otimizar o dia a dia empresarial, contar com parceiros especializados e com expertise no setor é de extrema importância.

As parcerias que surgem para viabilizar essa nova realidade abrem caminhos para crescimentos conjuntos, tanto da empresa interessada quanto da empresa que toma conta dos projetos de digitalização. Dessa forma, todos os envolvidos podem se beneficiar desse novo quadro corporativo, que possibilitam a potencialização de um momento de plena transição operacional e nova realidade de empresarial.

A colaboração também impulsiona o trabalho cooperativo entre as partes, de forma que unam esforços para o desenvolvimento de projetos inovadores e compartilhem recursos e conhecimentos. Desta forma, ambas passam a contar com maior criatividade e soluções mais inovadoras para ganhar destaque, visibilidade, relevância e crescimento no mercado corporativo.

Portanto, se avaliarmos de maneira geral e resumida, a Era 4.0 apresenta como vantagens para as corporações que a aderem: o crescimento coletivo das empresas, a otimização da eficiência operacional, aprimoramento da experiência do cliente, abertura de novos mercados, estímulo à colaboração e inovação. Ou seja, empresas aderem e conseguem se adaptar a este novo universo passam a aproveitar as oportunidades oferecidas por esta era, aumentando consideravelmente suas possibilidades de sucesso no mercado atual.

*Fernando Brolo é Sócio Conselheiro e Diretor Comercial da América Latina na Logithink IT