Elementos como estilo e design são, tradicionalmente, fortes argumentos de venda para as montadoras de carros, mas o interesse e a demanda crescentes por carros conectados sinalizam que os consumidores estão começando a esperar mais da tecnologia presente em seus automóveis. Aplicativos de estacionamento, navegação e assistência na estrada já deixaram de ser novidade nos painéis digitais dos novos carros conectados. A próxima fronteira é o comércio e os pagamentos, com os motoristas querendo uma experiência mais integrada em seus veículos à medida que o ponto de venda começa a estar cada vez mais onde o consumidor quiser que ele esteja.
Segundo um relatório de pesquisa recente divulgado pela Visa e o PYMNTS.com, The Digital Drive, os 135 milhões de trabalhadores nos EUA que usam o carro para ir trabalhar já gastam mais de US$ 210 bilhões ao ano com combustível, estacionamento, alimentos, café e compras de supermercado no trajeto de ia e volta ao trabalho. Além disso, os consumidores já têm a expectativa de comprar produtos e serviços diretamente do carro ou sem se afastar dele.
O estudo pesquisou mais de 2.000 consumidores e mostrou que mais da metade deles já usa um celular ou tablet para fazer um pedido antes de chegar ao ponto de venda e pagar a compra como parte da rotina da viagem. Cerca de 40% dos que usam o celular ou tablet para comprar um café de manhã usam um aplicativo para fazer o pedido e pagar.
Mas e se esses consumidores não precisassem pegar o cartão ou o telefone no carro – e se suas atividades comerciais fossem integradas de forma mais fluida nos carros? A pesquisa Digital Drive indica que:
- Quase três quartos dos trabalhadores pesquisados, e 82% dos millennials que percorrem longos trajetos para ir trabalhar, disseram que comprariam mais se a funcionalidade de compra e pagamento estivesse integrada em seus carros.
- Além disso, quase 30% desses trabalhadores disseram que comprariam on-line do carro se ele fosse autoguiado – isso significa que a ascensão dos automóveis autônomos vai abrir espaço para uma nova forma de usar o tempo de viagem e mais atividades voltadas ao comércio.
Mas para que o tempo ao volante se transforme em tempo de compra, é crucial que os pagamentos sejam mais bem integrados. A Visa já está testando pagamentos via carro para itens como estacionamento, pedágio e combustível usando o Visa Token Service como base para garantir transações seguras. A Gentex, fornecedora líder de tecnologias para carros conectados, dará aos motoristas a possibilidade de pagar combustível de forma totalmente integrada ao selecionarem o ícone da Visa no painel sensível ao toque do carro. O display da Gentex integra até mesmo o novo branding sensorial da Visa, que inclui uma animação e um som para indicar aos motoristas que a transação segura foi realizada.
Pagamentos simples e seguros via carro são um elemento crucial da transformação dos carros conectados de hoje em um futuro em que atividades comerciais via carro conectado poderiam acontecer em grande escala. A viagem de ida e volta ao trabalho sempre foi uma oportunidade para os motoristas se engajarem com as marcas nos outdoors ou no rádio, mas a integração dos pagamentos via carro e a chegada de um futuro onde veículos autônomos são uma possibilidade real significam que, em breve, os consumidores estarão usando esse tempo de forma bem diferente e o carro se tornará um motor de comércio.
*Por Alessandro Rabelo é diretor executivo de Produtos da Visa do Brasil