Edit Content

Menu

shutterstock_269370650_nopporn

Pix lidera ranking de transação mais usada no Brasil em 2024, afirma pesquisa

Pix lidera ranking de transação mais usada no Brasil em 2024, afirma pesquisa

De acordo com uma pesquisa da FEBRABRAN, as transações pela ferramenta somaram 63,8 bilhões no ano passado, alta de 52% em relação a 2023. Resultado de 2024 do Pix supera as operações somadas de cartão de crédito, débito, boleto, TED, cartão pré-pago e cheques

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Pix encerrou o ano de 2024 com 63,8 bilhões de transações, um crescimento de 52% ante os 41,9 bilhões em 2023, e mais uma vez se tornou o meio de pagamento mais usado no país em um levantamento anual. O levantamento feito pela Febraban, com base em dados divulgados pelo Banco Central e pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços) afirmou que a transação superou as demais por meio cartão de crédito, débito, boleto, TED, cartão pré-pago e cheques no Brasil, as quais, juntas, totalizaram 50,8 bilhões.

 

“O Pix revolucionou o sistema financeiro brasileiro ao oferecer uma ferramenta simples e segura de pagamentos instantâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com isso promoveu a inclusão financeira no país, ampliando o acesso aos serviços bancários. Sua crescente popularidade reflete a confiança dos brasileiros na tecnologia e sua importância no cotidiano do dia a dia do brasileiro”, avaliou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

 

Transações com Pix

 

De acordo com os dados, desde a entrada em funcionamento em 16 de novembro de 2020, o Pix ultrapassou as transações feitas com DOC (Documento de Crédito, que foi descontinuado pelo sistema financeiro em fevereiro de 2024) já em seu primeiro mês de funcionamento. A pesquisa mostrou que em janeiro de 2021, jásuperou as transações com TED. E em março deste mesmo ano, passou na frente em número de transações feitas com boletos, já no mês seguinte, o Pix ultrapassou a soma de todos eles.

 

Os especialistas afirmaram que em relação aos cartões, o meio de pagamento ultrapassou as operações de débito em janeiro de 2022, e no mês de fevereiro foi a vez de passar na frente das transações com cartões de crédito. Depois do Pix, os meios de pagamentos preferidos dos brasileiros no ano passado foram o cartão de crédito com 19,8 bilhões de transações, cartão de débito (16,7 bilhões) e o cartão pré-pago (9,2 bilhões), seguidos dos boletos (4,2 bilhões), TED (821 milhões) e cheques (125 milhões).

 

No quesito valores transacionados, o Pix perdeu o primeiro lugar para a TED que somou R$ 43,1 trilhões em 2024, enquanto a ferramenta de pagamentos instantâneos registrou R$ 26,9 trilhões no ano passado. O estudo indica que, embora o Pix seja amplamente utilizado para um grande número de transações, a TED ainda é preferida para transações de maior valor.

 

Outro ponto levantado por Faria foi que a população usa o Pix como meio de pagamento de menor valor, mas que o comportamento já era previsto desde o seu lançamento. “São pagamentos rotineiros do dia a dia. Já para transações maiores e, principalmente, entre empresas (B2B), a predileção é pela TED”, concluiu Walter Faria.