Edit Content

Menu

3 (4)

Para 72% dos líderes empresariais, falhas nos processos pode frear sucesso da IA

Para 72% dos líderes empresariais, falhas nos processos pode frear sucesso da IA

Estudo revela que executivos estão implementando ativamente IA, mas reconhecem a importância da otimização dos processos para liberação de todo o potencial da tecnologia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Celonis divulgou uma pesquisa, realizada com entrevistas de mais de 1.200 líderes empresariais globais, destacando a relevância da otimização dos processos organizacionais. A vasta maioria dos executivos (99%) afirmou que a otimização de processos é importante, ou mesmo essencial, para atingir seus objetivos comerciais.

 

Para 89%, esses objetivos incluem a liberação de todo o potencial da inteligência artificial. No entanto, segundo revela o estudo, há um problema: 72% dos entrevistados estão preocupados com o impacto de deficiências nos processos para o sucesso da IA.

 

“A IA está pronta para liberar um enorme valor, e os líderes empresariais dizem que aproveitá-la e utilizá-la em outras tecnologias emergentes é fundamental para impulsionar a necessidade de otimizar os processos. Porém, as empresas enfrentam barreiras significativas para alcançar a sua excelência: os departamentos falam suas próprias línguas, os dados e as equipes estão isolados, os sistemas não funcionam bem juntos e os processos são difíceis de visualizar”, destaca Alex Rinke, cofundador e co-CEO da Celonis.

 

Dados obtidos com a pesquisa

 

 Dos entrevistados, 83% consideram os processos como a maior alavanca para a realização de valor e a mais rápida para a mudança; 82% disseram que a otimização de processos é particularmente relevante em tempos de instabilidade econômica, reconhecendo que é uma das maneiras mais velozes de reduzir despesas e controlar o fluxo de caixa, assim como 84% acreditam que a otimização de processos pode proporcionar, ao mesmo tempo, valor de linha inferior, superior e até mesmo verde.

 

Principais fatores que impulsionam

 

O interesse em aproveitar as tecnologias emergentes, como a IA (70%); redução de custos (69%); pressão da concorrência (64%); mudança nas expectativas dos clientes (64%) e conformidade com a legislação ou regulamentação (64%).

 

Processos que afetam negativamente

 

No total, 63% afirmam que custa tempo ao departamento e reduz a produtividade; 46% destacam oportunidades perdidas para capturar valor; 43% dizem que a falta de eficiência custa dinheiro; 39% acreditam que afeta negativamente o moral dos funcionários e 19% temem que impeça a inovação

 

Investimento em tecnologias

 

Os resultados mostraram que os líderes empresariais compreendem a importância de otimizar seus processos e os custos significativos de não fazer isso. Mais de 80% dos entrevistados já estão investindo em tecnologia de otimização de processos (49%) ou planejam fazê-lo nos próximos três anos (32%).

 

Mais de um terço (38%) já está usando a mineração de processos, enquanto outros 32% estão avaliando utilizá-la. A importância da mineração de processos como uma tecnologia empresarial fundamental é destacada pela Gartner, para ferramentas de mineração de processos em 2023. Cerca de 82% dos líderes pesquisados acreditam que a excelência dos processos surgirá como uma disciplina empresarial essencial nos próximos cinco anos.