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Pague Menos implementa Inteligência Artificial na administração dos estoques

Pague Menos implementa Inteligência Artificial na administração dos estoques

Rede de farmácias com mais de 1.600 unidades no Brasil racionalizou o seu mix de produtos, aumentou sua margem, diminuiu estoques sem, contudo, perder vendas no chão da loja

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São poucas as marcas do varejo que vivenciaram uma revolução tão profunda na sua retaguarda quanto a Pague Menos e Extrafarma. Em julho de 2020, a rede de farmácias, adotou a plataforma de gestão inteligente de estoques da retail tech israelense Onebeat, que une os recursos de Inteligência Artificial e os de bigdata para aprimorar o fluxo de produtos entre lojas e os centros de distribuição.

 

“Fizemos tudo isso sem perder vendas ou deixar de atender o público em suas necessidades”, ressalta Fernando Alves, que é diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos e Extrafarma. Uma realização dessa magnitude só é possível com visão e inovação. “Tínhamos a decisão estratégica de otimizar o mix de medicamentos genéricos ofertados para chegarmos a uma racionalização maior da operação, diminuindo a quantidade de SKUs (ou Unidades de Manutenção de Estoque) para cada princípio ativo, além de garantir maiores margens em cada um deles”, resume Alves.

 

Na prática, os algoritmos da plataforma de gestão de estoques da Onebeat, com presença no Brasil e na América Latina, monitoraram o comportamento do consumidor nas lojas e indicaram o tipo e quantidade de itens que deveriam ser entregues nos centros de distribuição e nas respectivas unidades da rede, tudo automatizado e em tempo real.

 

Com esse sistema, a cadeia de suprimentos foi totalmente integrada e automatizada, com reposições precisas, inteligentes e balanceadas, segundo os critérios definidos pela Pague Menos. Assim, as lojas em que a demanda está aquecida são rapidamente reabastecidas . Da mesma forma, uma atenção especial é dada onde o giro de produtos esteja abaixo do esperado.

 

A parceria estratégica com a retail tech, foi extremamente positiva para garantir o sortimento adequado em todas as regiões do país, de acordo com as demandas específicas dos consumidores. O executivo lembra que a implantação levou quatro meses de testes e adaptações. “O resultado alcançado foi positivo, chegamos a uma correta distribuição dos SKUs em toda a rede”, comemora.