Desde junho deste ano, clientes da marca nos Estados Unidos já têm acesso a um programa beta que integra o ChatGPT ao “Hey Mercedes”, sistema de voz do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), tornando o processo ainda mais intuitivo. Com a introdução desta nova tecnologia, que aproveita a variedade de formas de comunicação para melhorar a compreensão da linguagem natural e expandir os tópicos aos quais ele pode responder, os ocupantes irão experimentar um assistente que aceita comandos de voz naturais e poderão conduzir conversas.
Durante os próximos três meses, a marca oferecerá aos clientes a oportunidade de experimentar as tecnologias mais recentes em seus veículos “desenvolvedores” e ao programa beta focado nos EUA. Em troca, os especialistas da Mercedes visam obter informações úteis sobre solicitações específicas, permitindo definir prioridades no desenvolvimento do controle de voz, melhorar ainda mais o sistema e definir uma estratégia de implantação de modelos de linguagem natural em mais mercados e idiomas.
ChatGPT no chão de fábrica
A marca, além das interações com os clientes, também está testando a tecnologia do ChatGPT em suas linhas de produção, acelerando o uso de ferramentas inteligentes no ecossistema digital MO360, introduzido em 2020. Um de seus objetivos é otimizar a análise de dados de produção a partir do gerenciamento de qualidade, em que o ChatGPT apoiará os colaboradores da produção com uma interface universal baseada em voz. Sua aposta é que o uso de inteligência artificial irá acelerar a identificação e análise de pontos de melhorias mais rapidamente, bem como a gestão da qualidade e a otimização de processos da marca.
A integração do ChatGPT nas fábricas também vem com o intuito de substituir as funções de programação complexas, fazendo avaliações e juntando dados relevantes para a produção e gerenciamento de qualidade que serão apresentados em um diálogo, para que engenheiros e colaboradores possam ter os dados necessários à sua disposição, além de fornecer aos colaboradores em todo o mundo uma pessoa de contato digital baseada em IA. Atualmente os profissionais da área de produção se comunicam através do MO360 por meio de um portal de autoatendimento projetado para tirar dúvidas e esclarecê-las em diálogo.
A base para a integração do ChatGPT é uma cooperação com a Microsoft, em que, por meio do IA do Azure, a Mercedes-Benz usa os modelos de IA generativa em grande escala junto de recursos de segurança, privacidade e confiabilidade. A marca tem soberania entre os processos de TI em segundo plano em todos os momentos, dessa forma, os dados de comando de voz coletados junto aos clientes são armazenados no Mercedes-Benz Intelligent Cloud, onde são transformados em dados anônimos e analisados, enquanto as entradas de voz dos colaboradores são processadas anonimamente na nuvem do Azure e os dados de produção permanecem na plataforma de dados MO360.
Ao adotar uma abordagem responsável para soluções de IA generativas para a integração do ChatGPT alinhada aos princípios de IA da empresa, a Mercedes frisa que seu objetivo é tornar os benefícios de soluções inovadoras de IA acessíveis aos clientes. A marca diz já estar atenta aos riscos potenciais e assim continuará melhorando o sistema para benefício dos clientes.