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Leroy Merlin automatiza backup de sistemas gerenciais

Leroy Merlin automatiza backup de sistemas gerenciais

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Além de melhorar a performance, a varejista francesa contou com a tecnologia para gerenciar a proteção dos dados do ERP, totalizando 40 terabytes e contemplando backup dos servidores virtuais

A Multinacional francesa Leroy Merlin está presente em 13 países e possui 48 lojas espalhadas no Brasil. É atualmente uma das maiores redes de varejo do país dentro do segmento de Construção, Decoração e Jardinagem e precisava traçar um plano estratégico para uma atuação robusta no modelo de cloud computing. Para isso, a companhia contou com a parceria da Avanti TI e solução da Commvault para automatizar o backup de todos os sistemas SAPs.

Durante os planos de mudança para a cloud, surgiu a preocupação com backup e a necessidade de uma ferramenta que gerenciasse toda a proteção de dados do software de gestão empresarial, totalizando cerca de 40 Terabytes. Além do processo de backup / restore das aplicações e banco de dados SAP, a solução também está contemplando backup dos servidores virtuais alocados no Google Cloud – servidores Linux e Windows. 

De acordo com Irineu Yu, supervisor de tecnologia da Leroy Merlin, a manutenção de servidor físico demanda um especialista técnico e o seu deslocamento até o local, muitas vezes apenas com a possibilidade de reparos no servidor da loja durante a noite. Com o novo projeto, esse processo simplificou a gestão dos dados e do ambiente, poupando tempo e dinheiro no suporte e manutenção das máquinas. 

“A automatização dos backups é muito importante para proporcionar uma alocação mais assertiva da equipe de TI. Sem a preocupação com atividades de rotina de cópias de segurança, a TI passa a dispor de mais tempo para outras demandas que possam agregar valor à rotina da operação”, diz.

Melhor performance

Num cenário anterior, a varejista sentia a necessidade de comprar fitas e decidir onde armazená-las. A performance, muito lenta, também demandava até três dias para conclusão do tempo de restauração. Com esse novo projeto, que utiliza disco virtual, a lentidão foi eliminada e o processo foi automatizado e maximizado. Como exemplo, uma migração de banco de dados de servidor para outro (backup e restore) foi realizada em questão de poucas horas, mesmo com um alto volume de dados. 

Além destes benefícios, a Leroy Merlin não está mais presa à preocupação do backup ser realizado em horário comercial, que antes mesmo sendo feito à noite, seguia por toda a madrugada e ocupava parte do horário de funcionamento das lojas. “Às vezes, o usuário reclamava que o ambiente estava lento e percebemos que, após a mudança para essa nova solução, não tivemos mais esse problema com performance, já que está finalizando 100% dentro da janela prevista”, destaca Yu. 

Futuro automatizado 

O projeto da varejista é que o servidor físico de loja deixe de existir na operação, pois será tudo transportado para a cloud. Hoje, os servidores das unidades locais não possuem informação sensível, mas o objetivo do projeto é viabilizar que as lojas possam trabalhar de forma independente da matriz ou de qualquer outro datacenter, apenas usando a nuvem.  

Yu conta que o plano é utilizar a Commvault na proteção de dados em cloud e ainda outros ambientes que precisam do gerenciamento de backup avançado. A médio prazo, há interesse da empresa em estender o gerenciamento de backup e de proteção de dados a todos os serviços essenciais da Leroy Merlin.  

“Agora, tenho visibilidade do meu backup, se há um problema ou uma falha, sou avisado pela ferramenta e qualquer desvio é corrigido rapidamente. A automatização e segurança dos dados com possibilidade de restauração rápida é um diferencial para garantir que nosso negócio nunca paralise”, concluiu Irineu Yu.