Durante o evento Re:Invent 2023, da Amazon Web Services, realizado nesta semana em Las Vegas, o CEO Adam Selipsky anunciou o Amazon Q. O projeto desenvolvido se trata de um assistente digital impulsionado por inteligência artificial generativa, projetado para aumentar a produtividade empresarial. “Você não usará a nuvem de maneira séria se não for seguro e privado”, comenta o CEO.
Como forma de marcar território na corrida das big techs à IA generativa, o objetivo da Amazon é interligar a nova IA com seus serviços de nuvem, no qual já é reconhecida, baseados nos dados das empresas. As funções variam desde escrever códigos, analisar métricas, buscar informações e desenvolver soluções para problemas, oferecendo experiências superiores aos clientes com custos mais baixos.
Tecnologia na prática
Entre os clientes e parceiros na implementação do Amazon Q, está o BMW Group. Para a fabricante alemã de automóveis, o projeto contribuiu na interpretação e precisão de novos dados com maior velocidade, assim como suporte para que analistas criem painéis em horas, quando costumavam levar dias.
Segundo Christoph Albrecht, consultor de engenharia e análise de dados da multinacional, “os novos recursos do Amazon Q no QuickSight estão acelerando decisões críticas de negócios nos níveis mais altos da organização, permitindo respostas imediatas a perguntas urgentes”.
Outros resultados também foram criados. A Gilead Sciences, empresa biofarmacêutica, aproveitou do Amazon Q para gerar insights e acelerar análises de grandes quantidades de dados de toda a empresa. “O uso de IA generativa pela Gilead na AWS levou a inovações mais rápidas e a ganhos de produtividade”, disse Kevin Cox, arquiteto-chefe de nuvem da Gilead durante a conferência.
No Brasil, a empresa Serasa está em parceria com a AWS para soluções também baseadas em IA generativa. O chatbot, que irá “conversar” com os clientes, vai permitir ao aplicativo da empresa personalizar as informações fornecidas aos usuários. Além disso, o objetivo final do projeto é reduzir o acionamento do time de call center em 90%.
“Nosso call center recebe cerca de dois milhões de ligações mensalmente, muitas delas de clientes solicitando informações específicas”, disse Henrique Coelho, head de dados e tecnologia da empresa.
Outros lançamentos
O evento que aconteceu em Las Vegas trouxe outras novidades de tecnologia embarcada como lançamento. O Amazon S3 Express One Zone, por exemplo, é um armazenamento em nuvem de menor latência disponível e custos reduzidos em comparação com o Amazon S3 Standard. Além disso, o Chip AWS Trainium 2, projetado para treinamento mais rápido em modelos de IA, e o Chip Amazon Graviton 4, fazem parte de uma nova geração de processadores que prometem melhor desempenho e segurança aprimorada.
Outros destaques também são o Amazon Data Zone, um novo serviço de gerenciamento de dados, enquanto os Guardrails para o Amazon Bedrock visam garantir a conformidade de aplicações de IA generativa com políticas de responsabilidade.