Edit Content

Menu

Integração de IA generativa irá melhorar análise de dados de clientes

Integração de IA generativa irá melhorar análise de dados de clientes

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com a atualização, soluções da Salesforce podem gerar dados e insights para facilitar tomadas de decisão de líderes de negócios no dia a dia

A Salesforce anunciou a integração de recursos de inteligência artificial (IA) generativa em duas de suas soluções: a Tableau GPT e a Tableau Pulse. Com a implementação, a companhia busca melhorar a compreensão dos dados e o seu uso de forma estratégica por parte de seus clientes – segundo uma pesquisa recente da empresa, embora a maioria dos líderes corporativos (73%) acredite que os dados melhoram decisões de negócios e reduzem incertezas, uma grande parcela (41%) ainda não consegue compreendê-los adequadamente por serem complexos ou de difícil acesso em suas organizações.

Para endereçar o problema, a Tableau GPT vai permitir que seus usuários façam perguntas simples no console para obter insights sobre sua empresa. Por exemplo, um executivo pode gerar dados a partir de um simples comando, como “diga como as vendas da nossa nova linha de calçados estão se saindo nos últimos três meses entre pessoas de 18 a 25 anos na América Latina”. O sistema, então, responderá à pergunta gerando um painel com todos os dados solicitados. 

A solução também pode ser configurada para avaliar o desempenho das equipes e indicar soluções caso identifique que os resultados não estão no caminho esperado para atingir as metas estabelecidas – como uma diminuição de receitas no trimestre, por exemplo – e fornecer ao líder uma recomendação de ajuste de rota.

Já a Tableau Pulse vai proporcionar um feed de notícias personalizado que deve usar a IA para fornecer análises automatizadas com base nas necessidades pontuais de cada usuário, exibindo desde informações em texto ou em gráficos, a depender da situação. Por exemplo, um líder de uma equipe de marketing pode usar a solução para monitorar suas campanhas digitais, que contariam com insights automatizados sobre o motivo de determinados canais estarem com baixo desempenho. Os alertas poderão ser integrados a outras soluções da Salesforce, como o Slack, ou ao próprio e-mail corporativo do usuário. 

Ambas as soluções disponibilizam as informações no Data Cloud for Tableau, que funciona como um dashboard com todos os dados da empresa que contratar o serviço, otimizando a visualização e facilitando o seu entendimento e geração de insights. 

“A IA generativa é a tecnologia mais transformadora do nosso tempo – ela está aumentando a produtividade de pessoas e empresas em todos os lugares. A Tableau GPT e a Tableau Pulse, juntamente com o Data Cloud, oferecem aos clientes uma experiência moderna de análise que capacita todos os usuários a melhorarem suas tomadas de decisão, tornando-as mais rápidas e com dados mais relevantes”, avalia Pedro Arellano, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Tableau.