Edit Content

Menu

Imagem 1

Índice aponta crescimento de 7,4% das vendas  na Black Friday em São Paulo 

Índice aponta crescimento de 7,4% das vendas  na Black Friday em São Paulo 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Região Sudeste cresce 6,5% em comparação a 2021; faturamento total do varejo na última sexta-feira cresce no Brasil em 2022

A Black Friday – que aconteceu no varejo brasileiro na última sexta-feira (25) – teve vendas 6,5% maiores na região Sudeste em comparação ao período equivalente de 2021. Em São Paulo o crescimento foi de 7,4%.

O período de vendas deste ano contou com uma Copa do Mundo acontecendo ao mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo. 

Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil com inteligência de negócios, a gigante de pagamentos analisou dados de venda do varejo físico e online.

Na avaliação do superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá. “Isso ocorre principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia”.

Ainda segundo Levi, a queda no setor de Móveis, Eletro e Depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday.

O crescimento total do varejo no Brasil está em 6,9% em relação a mesma data de ofertas do ano anterior. O dado é nominal, ou seja, não tem desconto da inflação acumulada no período. 

Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online, e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. A região que teve o maior crescimento de vendas foi a região Sul (+14,2%), Sudeste (+6,5%) e Centro Oeste (3,5%) e Nordeste com (+0,2%). Já a região Norte registrou uma queda de (-2,9%) . Na análise por estados, o Rio Grande do Sul apresentou o melhor desempenho com crescimento de 18,4%.

ICVA – Crescimento Faturamento Nominal – Regiões Black Friday 2022 VS 2021

O segmento que teve a maior alta de vendas foi o de setor de drogarias e farmácias (+25,9%), seguido por turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%) e bares e restaurantes (+18,6%).

A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share – e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo.

Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda. Esse índice não é a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.