Edit Content

Menu

shutterstock_414153883_everything-possible

Gartner aponta que oferta de GenAI excede demanda

Gartner aponta que oferta de GenAI excede demanda

Apesar da correção do mercado, os investimentos de longo prazo em IA agêntica continuarão, afirma estudo

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A oferta atual de modelos, plataformas e produtos de GenAI excede em muito a demanda, o que resultará em consolidação e correção do mercado, de acordo com o Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia.
Os analistas do Gartner preveem que os mercados de IA agêntica se consolidarão em curto prazo, à medida que o hype e o medo de ficar de fora (Fear of Missing Out – FOMO) derem lugar a fatores econômicos fundamentais.

 

O estudo afirma que nessa corrida entre fornecedores de Inteligência Artificial, os perdedores da consolidação serão as empresas de IA sem diferenciação clara e seus investidores. Os vencedores serão os participantes estabelecidos com capital abundante e recursos para adquirir tecnologias e talentos promissores.

“Embora vejamos sinais iniciais de correção e consolidação do mercado, os líderes de produto devem reconhecer isso como uma parte normal do ciclo de vida do produto, não um sinal de crise econômica inevitável”, diz Will Sommer, Diretor Analista Sênior do Gartner. “A longo prazo, a consolidação permitirá que os líderes do setor desenvolvam produtos agênticos que atendam aos requisitos técnicos e de negócios dos clientes que atualmente estão tendo dificuldades para adotar agentes de IA.”

 

A proliferação em massa de fornecedores de Inteligência Artificial que lançam modelos agênticos, plataformas com integração agêntica e outros produtos com infusão de agentes excede em muito a demanda atual. Segundo especialistas, a semelhante a outras correções nos setores de energia, telecomunicações e empresas pontocom (dot-com), os líderes de produto devem encarar esta fase do mercado de IA agêntica como um período de transição, no qual os modelos de negócios são forçados a se ajustar às tecnologias transformacionais.

“A correção iminente do mercado de IA agêntica é diferente das bolhas especulativas alimentadas por engenharia financeira sistêmica, fraude ou políticas”, afirma Sommer. “Neste momento, o produto subjacente, a IA agêntica, é sólido, e a correção atual do setor, em que os mercados se racionalizam e consolidam, é uma parte normal do ciclo de vida do produto. No entanto, uma ‘bolha especulativa’ ainda pode se formar se o investimento se distanciar do potencial intrínseco da IA agêntica de entregar valor econômico tangível e proporcional.”

 

Grandes empresas de tecnologia já vêm adquirindo empresas menores e especializadas em Inteligência Artificial, sinalizando o início da fase de correção do mercado. Com essa consolidação, virão benefícios de escala e integração vertical.Modelos de linguagem específicos de domínio, que fornecem valor e desempenho superiores em aplicações especializadas, representam uma dessas inovações.”

Essas evoluções, aliadas às mudanças nos hábitos, habilidades e processos dos consumidores, facilitarão a adoção em massa de produtos agênticos. Os fornecedores restantes — os novos participantes do mercado de Inteligência Artificial — alcançarão um crescimento sustentável e, eventualmente, o mercado de IA agêntica superará as expectativas da fase de “adoção” com base em métricas tangíveis de produtividade e lucro.

Destaques