Edit Content

Menu

WhatsApp Image 2022-10-14 at 15.41.33

Fórmula E chega ao Brasil e acelera o uso de carros elétricos

Fórmula E chega ao Brasil e acelera o uso de carros elétricos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A categoria de automobilismo de carros elétricos, Formula E, vem pela primeira vez ao Brasil em 2023 e busca trazer incentivos para o aumento de carros elétricos na cidade.

Em sua 9° temporada, a categoria expandiu seu calendário trazendo 18 corridas, sendo duas em novos locais, Cidade do México e São Paulo. O evento em nosso país ocorrerá dia 25 de março no Sambódromo do Anhembi e será a 7° corrida do campeonato. A disputa será composta de 22 pilotos dos quais dois são brasileiros, o campeão mundial Lucas Di Grassi, de São Paulo e a nova grande promessa para a categoria, Sergio Sette Camara, de Belo Horizonte.

Durante coletiva de imprensa para lançamento da corrida brasileira, o diretor geral da Fórmula E, Alberto Longo, apresentou o evento como um espaço familiar, que reunirá mais de 2.000 pessoas e trará por volta de 20 milhões de dólares para a cidade de São Paulo. Além disso, o diretor e presidente da SPTuris, Gustavo Pires, garante que o evento vai gerar cerca de 8.000 empregos, e que é mais um passo para transformar São Paulo na capital do entretenimento da América Latina.

Apesar disso, um dos temas mais comentados da coletiva foi a proposta de sustentabilidade e tecnologia. Os carros elétricos GEN3 que a categoria propõe para o próximo ano buscam unir eficiência, performance e sustentabilidade com uma tecnologia de ponta. As atualizações de desempenho serão entregues como upgrades de softwares diretamente para o sistema operacional avançado embutido no carro.

Com isso, trará melhorias como velocidade máxima de 322km e uma maior eficiência, com mais de 40% da energia usada em uma corrida produzida pela frenagem regenerativa e um motor que fornece até 350kW de potência, capacidade de carregamento de velocidade ultra-alta de 600kW para energia adicional durante uma corrida, dentre diversas outras. 

Outra questão debatida durante o evento foi o aumento de veículos elétricos em São Paulo, visto que a cidade é uma das metrópoles com maior frota de carros a combustão da América Latina. Nessa visão, o prefeito Ricardo Nunes ressalta que a Prefeitura está dando 50% de desconto no IPVA de carros elétricos como um incentivo a esse avanço. Ao questionado sobre como a vinda do evento poderia impactar diretamente na adição de carros elétricos ele garante que tal acontecimento busca trazer um olhar e um incentivo direto à população trazendo justamente mais visibilidade para esta área. 

Conteúdos Relacionados