Edit Content

Menu

WhatsApp Image 2024-02-27 at 12.08.15

Ford avança no segmento elétrico com veículos comerciais

Ford avança no segmento elétrico com veículos comerciais

A empresa dá mais uma arrancada na sua jornada de veículos elétricos, com o lançamento da E-Transit Chassi. O veículo é a primeira chassi elétrica no segmento de comerciais leves de até 5 toneladas no mercado brasileiro e estará no mercado a partir de março

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Ford iniciou sua trilha no setor comercial no fim de 2021 com a Transit Minibus. Atualmente já possui sete veículos, sendo dois elétricos, tornando-se a marca com o portfólio de veículos comerciais leves mais completo. Ontem, dia 26 de fevereiro, em São Paulo, a empresa apresentou a E-Transit Chassi, seu mais novo lançamento elétrico no setor comercial após a E-Transit Furgão.

 

A novidade da Ford está sendo produzida na Turquia e chegará no mercado brasileiro com dois modelos, o de 3.5 toneladas e de 4.2 toneladas, ambos com carga útil entre 1.300 e 2.100 kg e capacidade volumétrica de 21m³. O veículo também vem equipado de tecnologia semiautônoma de assistência à condução, com central multimídia SYNC 4 e câmera 360° conectada de fábrica, sem custo para o operador.

 

Eletrificação e a busca por melhor custo/benefício

 

Os veículos da nova linha E-Transit Chassi serão equipados de potência de 198 kW ou 269 cv, com torque instantâneo de 430 Nm com 3 modos de condução, normal, econômico e escorregadio. Além de uma bateria de lítio com capacidade de 68 kWh, com padrão de carregamento tipo 2 e carga total em corrente contínua de 115 kw em 35 minutos e em corrente alternada de 11.5kw em 8 horas.

 

Nesse projeto, a Ford tem se preocupado em criar um veículo com 40% menos custo operacional, prevendo assim uma garantia de três anos para até 100 mil km rodados e para a bateria de oito anos e até 160 mil km rodados, mas preveem que a vida útil da bateria duraria além de tais 8 anos.

 

De acordo com Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford na América do Sul, o retorno do investimento deve acontecer entre quatro e cinco anos para o comerciante, mas comenta que pode acontecer muito antes de acordo com seu desempenho. Já Rogélio Goldfarb, vice-presidente da Ford na América do Sul, conta que, de acordo com pesquisas, a previsão é que o valor de revenda não caia drasticamente, devido à grande demanda por esse modelo de veículo por conta do benefício da eletrificação, o que certamente virá com o tempo.

 

Para os comerciantes que não possuem tal investimento no momento, a Ford trará a E-Transit Chassi para seu programa de veículos por assinatura, Ford Go Flip. E aos que buscam fazer o investimento podem assinar o Ford Protect, com acompanhamento preventivo inteligente, assistência técnica em conferência e 100% de suporte da Ford. As primeiras unidades do veículo serão entregues a partir de março de 2024.