Sistemas em nuvem estão na vanguarda para empresas que desejam atingir um novo patamar de armazenamento e uso dos dados
Por Régis Lima*
A computação em nuvem, ou cloud computing, tem se popularizado cada vez mais entre as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte. Para os que buscam atribuir flexibilidade e escalabilidade às operações, a nuvem surge como uma opção extremamente atrativa e de forte custo-benefício. Não por acaso, trata-se de uma solução debatida com frequência por especialistas e portais que abordam o universo digital.
O cloud é a plataforma do momento, mas a tendência é de que todo esse prestígio continue, se olharmos para os próximos anos. Segundo uma projeção desenvolvida pela Gartner, a expectativa é de que o mercado de serviços em nuvem atinja um faturamento de US$ 1 trilhão, até 2026. São números estratosféricos, de fato, mas ilustram com fidelidade o motivo por trás do sucesso conquistado pelo formato no meio corporativo. Em resumo, suas funcionalidades agregam valor à rotina de operações e vão além, contribuindo para um ambiente de poderio analítico e decisões assertivas.
Nesse sentido, entendo ser fundamental ir a fundo de todos os benefícios propostos pelo cloud, de modo a entender, na prática, como sua presença pode reformular a realidade operacional de pequenas e médias empresas, sem exigir que essas organizações ultrapassem seus limites orçamentários.
Os principais motivos para escolher a nuvem
- Redução de custos. A implementação de um sistema em nuvem é inserida de forma objetiva e personalizada, adequando-se às necessidades apontadas pelo usuário. Sem a ocorrência de custos de manutenção e atualização ou gastos voltados para a aquisição de softwares ou hardwares, financeiramente, não há como negar a vantagem de se rumar à digitalização por meio do cloud.
- Acesso remoto. O gestor, junto de sua equipe de colaboradores, tem condições de acessar a plataforma de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, desde que haja conexão com a internet. Dessa forma, os profissionais poderão visualizar documentos e informações sem entraves ou limitações prejudiciais. Logo, para PMEs que atuam em sistemas de home office ou modelos híbridos, a nuvem é uma oportunidade de atingir um novo patamar de acessibilidade.
- Segurança dos dados. Se sua empresa pensa em um armazenamento e manuseio seguro dos dados, a fim de instituir conceitos de conformidade e transparência à cultura organizacional, o cloud é o caminho mais indicado. Respaldadas por tecnologias de ponta, com o que há de mais promissor em termos digitais, essas ferramentas simplificam o gerenciamento de informações sob um viés de confiabilidade assegurado técnica e estruturalmente.
Esses são três pilares de extrema relevância para organizações do Brasil e ao redor do mundo. E para pequenas e médias empresas, onde a margam para erros é completamente enxuta, seria preferível que o movimento de transformação digital aconteça com a devida abrangência, explorando vantagens que passam pela esfera operacional, estratégica e comercial. O cloud não só atende a todos esses requisitos, como possibilita uma relação produtiva e analítica com os dados disponíveis, abrindo portas para um futuro de grandes oportunidades.
*Régis Lima é Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT