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Disrupção tecnológica da IA transforma o cenário empresarial brasileiro

Disrupção tecnológica da IA transforma o cenário empresarial brasileiro

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Para especialista, depois de passar o buzz da tecnologia, é preciso analisar quais iniciativas são capazes de criar um impacto econômico consistente, como empresas em diversos ramos tem começado a fazer

Com um comando ou dois, um chat que consegue elaborar respostas complexas para qualquer pergunta mostrou parte do potencial de uso da inteligência artificial (IA) no dia a dia. Para o mundo dos negócios, a IA também promete e já vem facilitando muitos processos que, antes, exigiam o esforço de várias pessoas.

“Para nós humanos ficarão as funções criativas, de relacionamento, e de projeção de um futuro que o histórico de dados ainda não mostra”, afirma Luis Camisasca, fundador do BizHub, ecossistema de inovação e tecnologia da A&M no Brasil.

Apesar do potencial da tecnologia, a ampliação dos investimentos na área depende de alguns fatores. No Brasil ainda há pouca oferta de tecnologias complexas com uso de inteligência artificial no mercado. Para Camisasca, conforme novas iniciativas e projetos concretos forem capazes de criar impacto econômico consistente, haverá maiores investimentos.

“Com a consolidação da IA essas empresas devem atrair mais CVCs, o capital de risco corporativo.  Porém, é importante ter em mente que as tecnologias emergentes têm a tendência de chegarem com o buzz messiânico para resolver todos os problemas da sociedade. Sabemos que não é assim”, comenta Camisasca.

Uma das grandes vantagens do uso de inteligências artificiais pelas empresas está na velocidade de leitura e interpretação de dados. A automatização do processamento de qualquer quantidade de informação pela IA consegue aumentar a eficiência dos serviços e ainda diminuir custos de produção.

A ferramenta ajuda times de marketing e vendas a criarem, em segundos, conteúdos em texto para sites, blogs, redes sociais e anúncios, utilizando uma tecnologia baseada em modelos de linguagem como o GPT3, da empresa OpenAI, base para ferramentas como ChatGPT.

Segundo Théo Orosco, CEO da Exact, a Inteligência Artificial é uma revolução no mercado, capaz de fazer as pessoas terem mais produtividade e desenvolver trabalhos melhores, fazendo com que cheguem mais longe a partir da tecnologia. 

“A IA é uma tendência mundial e vai se desenvolver cada vez mais, proporcionando maior acesso de empresas ao marketing digital, permitindo que agências possam escalar os redatores, tendo melhor produtividade. Eu só vejo usos positivos para a área de marketing e vendas”, observa o CEO.  

Aplicação sólida em diferentes setores

Apesar das novidades em relação a utilização da IA para criação de conteúdo, a tecnologia já está consolidada em diversas áreas. A coleta e o processamento de dados ajudam na tomada de decisões em segmentos como varejo, cadeia de suprimentos e até mesmo na agricultura.

Até um produto chegar na cestinha do shopper, há um longo caminho que impacta diretamente a experiência final do consumidor. Durante esse percurso, há uma lista de possíveis  falhas que podem ocorrer e causar prejuízos para a indústria e varejo físico. Para evitar problemas comuns no abastecimento, exposição e  reposição de produtos, a inteligência artificial é uma importante aliada.

 “Desde o centro de distribuição até a cestinha do consumidor, há vários problemas na jornada do produto que podem gerar prejuízo para a marca e para o supermercado, além de causar problemas para o shopper, como a venda de produtos vencidos e precificação errada. A inteligência artificial entra nesse caminho para detectar esses problemas e disparar alertas automáticos para agilizar o trabalho da equipe de reposição de produtos”, explica André Krummenauer, CEO da Involves, empresa que desenvolve a solução de IA Involves Doors.

Já a automação lógica dos armazéns tem ganhado cada vez mais importância na estratégia de administração da cadeia de suprimentos. Com o aumento da robotização, o Machine Learning (ML) e o guarda-chuva maior de Inteligência Artificial (IA) desempenham papéis importantes, ajudando a garantir que os pedidos sejam despachados no prazo e que as promessas para o cliente sejam cumpridas.

Segundo o Diretor de Vendas e Customer Success da Manhattan Brasil, Marco Beczkowski, para processar e enviar pedidos de última hora, os ganhos que a IA e o ML fornecem dentro do ambiente de armazém fazem toda a diferença. “O conceito de separação de pedidos em ondas pode aumentar a densidade do trabalho em um armazém. Mas se esta onda de tarefas for gerada muitas horas antes da efetiva separação e os pedidos sofrerem mudanças, a operação não consegue reagir rapidamente às novas demandas. Tecnologias de  IA e ML podem ajudar a dar mais dinamismo ao processo e assim deixar a operação mais flexível, dinâmica e resiliente”.

Por fim, na agricultura, o uso de Inteligência Artificial (IA) impacta diretamente nos resultados alcançados em termos de eficiência e produtividade. Por isso, o desenvolvimento de soluções que utilizem a tecnologia tem avançado em ritmo acelerado. A divisão de Agricultura da Hexagon, por exemplo, fornece soluções digitais que utilizam IA abrangendo uma série de possibilidades em todos os processos do campo — desde o planejamento de plantio até o transporte da matéria-prima para a indústria.

Segundo Alexandre Alencar, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, são duas grandes frentes de atuação: na automação, que auxilia na execução de tarefas de forma ágil e precisa, e na estratégia, que usa a análise de dados para trazer impactos na inteligência do negócio.

“A tecnologia trata os dados e projeta cenários, antecipando situações indesejáveis e fazendo recomendações em tempo real, como o aviso do momento ideal para realização de uma manutenção no equipamento e a escolha de rotas mais eficientes para execução das operações”, explica Alexandre.