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Digitalização do Hospital Geral do Grajaú fortalece eficiência da instituição pública

Digitalização do Hospital Geral do Grajaú fortalece eficiência da instituição pública

Transformação do órgão, gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês, gerou certificação internacional e benefícios para o paciente

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O Hospital Geral do Grajaú, em São Paulo, 100% SUS, passa a oferecer a seus pacientes um atendimento mais rápido e assertivo com o uso de tecnologias inovadoras. A tecnologia adotada pelo hospital está trazendo mudanças que beneficiam pacientes, médicos e a gestão do Hospital.

 

Entre os benefícios está a redução de erros médicos, com o registro das informações no Prontuário Eletrônico do Paciente e a checagem feita de forma virtual, com a sinalização de alertas para possíveis erros de preenchimento. A partir daí, a informação da dosagem de uma medicação, por exemplo, vai automaticamente para a farmácia e o posto médico (caso o paciente seja internado).

 

Outro benefício é o fim do papel: a eliminação do uso de papel não apenas tornou a gestão mais ágil e eficiente, mas também gerou uma economia estimada de R$250 mil por ano. Além disso, houve uma melhoria de 30% no tempo de administração de medicamentos e mais de 90% de compliance na rastreabilidade.

 

O Hospital possui atendimento 100% gratuito através do SUS e com a conquista da certificação HIMSS Nível 6, cenários de retrabalho e erros manuais devido ao uso de papel, falta de acesso digital a exames, resultados e agendamentos, além do risco da perda de dados, passam a fazer parte do passado.

 

Referência para o estado, o HGG já possui cinco certificações e deve receber a certificação de nível 6 pela HIMSS, a Healthcare Information and Management Systems Society. Isso diz que a instituição já adotou práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados e garantindo mais facilidade na tomada de decisões clínicas, aumentando a eficiência operacional do hospital e a segurança do paciente.

 

“Neste processo para conquista da certificação, tivemos exemplos notáveis que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição. Esses avanços demonstram o impacto positivo da digitalização ao substituir práticas baseadas em critérios individuais por um modelo institucionalizado e padronizado, elevando a qualidade do atendimento prestado”, afirma Andrea Matsushita, Superintendente Médica do Hospital Geral do Grajaú.

 

Com a certificação, o HGG agora oferece aos seus pacientes e profissionais de saúde acesso rápido e seguro aos dados médicos através de uma plataforma digital. Com um portal exclusivo, os pacientes podem acompanhar sua jornada de tratamento, consultar agendamentos e acessar resultados de exames de forma prática e segura. Além disso, o histórico de atendimento — incluindo diagnósticos, médicos responsáveis e prescrições — estará disponível, proporcionando mais controle e transparência sobre os cuidados recebidos.

 

“Esse marco representa um avanço significativo para a saúde no Brasil, simbolizando a digitalização de um hospital 100% SUS. Estamos empenhados na transformação digital do setor e na parceria com o Ministério da Saúde para garantir a interoperabilidade entre os sistemas de saúde”, destaca Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, responsável pela gestão do hospital.

 

A certificação foi obtida por meio de um processo de consultoria conduzido pela TechInPulse, empresa do Ecossistema MV e certificadora HIMSS no Brasil. Além disso, a implementação das soluções da MV em diversas áreas do hospital desempenhou um papel essencial no atendimento aos requisitos para a certificação.

 

“Nossa missão é impulsionar a transformação digital na saúde no Brasil ao longo da próxima década, revolucionando a experiência para quem é atendido. Buscamos uma saúde totalmente digital em nosso país, atingindo os cantos mais remotos, e o Hospital Geral do Grajaú é a prova concreta de que esse futuro é possível — inclusive na saúde pública. Através da tecnologia, estamos fazendo mais do que modernizar processos: estamos cuidando das pessoas e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais da área”, explica Paulo Magnus, CEO da MV.

 

Impacto para a instituição

“A certificação HIMSS 6 no Brasil representa um marco significativo para hospitais que buscam excelência na gestão de dados e processos digitais. Para obtê-la, tanto o HGG quanto outros hospitais precisam atender a rigorosos requisitos, como a implementação de sistemas eletrônicos de saúde (EHR) e o uso de ferramentas para a tomada de decisão clínica, garantindo uma gestão mais transparente e eficaz”, afirma Daennye Oliveira, CEO da TechInPulse.

 

Com a conquista, o HGG passa a focar as ações de transformação digital rumo ao nível 7 da HIMSS, que pode ser traduzido como o patamar mais alto da maturidade digital de uma instituição de Saúde.