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Dia do Consumidor: os melhores meios de pagamento digitais para seu negócio

Dia do Consumidor: os melhores meios de pagamento digitais para seu negócio

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Data movimentou mais de R$ 4 bilhões no último ano e expectativa é ainda maior para 2023
 

Em 2022, as compras durante a Semana do Consumidor registraram um faturamento de R$ 4 bi, 33% a mais do que o registrado em 2021, de acordo com o relatório da Allin/Social Miner. Para 2023, com o constante crescimento das compras online, a expectativa é ainda maior até o final do mês de março.



Com projeções promissoras, os e-commerces precisam estar preparados para a data e um dos cuidados importantes é garantir que o negócio possa receber diferentes meios de pagamento.


“Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, comenta Felipe Correia, Head de Solution Finance — OpenX & Fin Services da FCamara.

Gustavo indica os principais e mais vantajosos meios de pagamento para um e-commerce oferecer aos clientes:



PIX

Durante o ano passado, o pix acabou se tornando a preferência de meio de pagamento utilizado pelos brasileiros, e, segundo o Banco Central, foram realizadas cerca de 26 bilhões de transações através da tecnologia de transferência eletrônica. Com ele, basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda. “Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca o executivo.



Iniciador de Pagamentos

É a grande promessa do mercado. O serviço foi introduzido pela terceira fase do Open Banking e possibilita a iniciação de um pagamento via Pix diretamente de qualquer plataforma online, ou seja, o consumidor não precisa entrar no aplicativo dos bancos para realizar a transação. Com isso, reduz de 10 para até 4 passos o pagamento via Pix no e-commerce. “É uma solução que simplifica a jornada de compra e traz diversos benefícios, como uma experiência mais fluida e redução de até 50% no tempo de checkout. Isso também leva a uma redução no risco de abandono de carrinho”, comenta o especialista.



Cartão de crédito

Ainda é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos consumidores, por se tratar de um meio versátil, que permite o pagamento a prazo e o parcelamento das compras. Por isso, é importante trabalhar com a aceitação das principais bandeiras, como Visa, MasterCard, Elo, Amex, Dinners, entre outras. Assim, você não perderá o cliente por não aceitar o cartão que ele utiliza.



Carteira digital

A carteira digital nada mais é do que um aplicativo que possui os dados bancários da pessoa e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizar o pagamento, o dono da carteira digital precisa apenas confirmar a operação no aplicativo. Essa ação pode ser realizada de diferentes formas, como autenticações via biometria ou reconhecimento facial.
 

Boleto bancário digital
O boleto bancário é um dos meios mais tradicionais de pagamento e tem sua versão digital. “Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Correia.

Cashback

Cashback é uma forma de pagamento que permite ao consumidor receber uma parte do dinheiro de volta após realizar uma compra em determinado estabelecimento. Isso pode ser oferecido diretamente pelo estabelecimento, por meio de programas de fidelidade ou aplicativos como a carteira digital.


“O valor do cashback é geralmente concedido como crédito em uma conta ou como desconto em uma compra futura. No processo de compra de um produto o usuário precisa informar os valores e saldos disponíveis para realizar o desconto ou até mesmo subsidiar integralmente a compra do produto ou serviço. Implementar uma solução como essa faz ainda mais sentido quando a empresa é detentora de diversas marcas, habilitando maior recorrência de compras nas empresas do grupo”, conclui Correia.