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Colégio Santa Marcelina de São Paulo utiliza IA para otimizar aprendizagem

Colégio Santa Marcelina de São Paulo utiliza IA para otimizar aprendizagem

Objetivo é potencializar o desempenho acadêmico com o desenvolvimento de novas habilidades, preparando os estudantes para um futuro tecnológico

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Em um cenário onde a tecnologia se torna cada vez mais presente nos ambientes de aprendizagem, o Colégio Santa Marcelina de São Paulo enxergou na Inteligência Artificial (IA) uma oportunidade para potencializar o desempenho acadêmico e promover um aprendizado mais interativo desde os anos iniciais até o ensino médio. A inovação tem como foco personalizar o processo de aprendizagem, aumentando o engajamento dos estudantes e preparando-os para um futuro cada vez mais tecnológico.

 

De acordo com o Professor de Tecnologia Educacional do Colégio Santa Marcelina de São Paulo, Marcelo Vieira, a adoção da IA reforça o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação, mantendo a instituição na vanguarda da educação no Brasil. “Acreditamos que a IA tem o potencial de transformar a educação, oferecendo oportunidades sem precedentes para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Com uma abordagem crítica, reflexiva e em constante avaliação, buscamos garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e eficaz para impulsionar o sucesso dos nossos jovens”, afirma.

 

Jornada de aprendizagem

Nos anos iniciais, a introdução à IA na instituição se dá de forma lúdica e intuitiva, utilizando robôs e jogos para atividades que desenvolvem o pensamento computacional a fim de que os estudantes aprendam a solucionar problemas, pensar de forma lógica e identificar padrões, preparando-os para o futuro contato com a IA. “Em vez de simplesmente apresentar a IA como um conceito abstrato, buscamos despertar o interesse das crianças pela tecnologia, mostrando a elas que a IA é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para construir um futuro melhor”, comenta Marcelo.

 

Já nos anos finais do ensino fundamental, a IA ganha corpo e forma, segundo explica Vieira. “Introduzimos o conceito de IA preditiva, explorando o aprendizado de máquina e suas aplicações na realidade, como em sistemas de recomendação e análise de dados, assim os estudantes compreendem como a IA pode auxiliar na tomada de decisões e na resolução de problemas complexos”, diz.

 

No ensino médio, o estudo da IA atinge um novo patamar com o Itinerário Formativo de Tecnologia, em que a IA generativa é explorada em profundidade. Os estudantes mergulham no mundo da criação de conteúdo com IA explorando ferramentas como ChatGPT e Midjourney, e desenvolvendo projetos práticos que demonstram o potencial da IA na produção de textos, imagens, vídeos e música. “Com essa abordagem progressiva, garantimos que nossos estudantes desenvolvam não apenas o conhecimento técnico sobre IA, mas também a consciência crítica e ética sobre suas implicações sociais, preparando-os para lidar com as transformações que a IA trará para o futuro”, ressalta.

 

Ferramentas que transformam o ambiente de aprendizagem

Entre as ferramentas implementadas pelo Colégio Santa Marcelina de São Paulo, estão plataformas de ensino como o Khan Academy, que utiliza IA para oferecer conteúdo personalizado e feedback instantâneo aos estudantes, adaptando o ritmo de aprendizagem de acordo com o progresso individual. O uso dessas tecnologias não apenas melhora o desempenho acadêmico, mas também contribui para um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz. A IA também facilita o trabalho colaborativo entre os estudantes, oferecendo soluções digitais que incentivam a troca de conhecimento e a construção de projetos colaborativos.

 

Além disso, a Inteligência Artificial também está sendo usada para mapear as preferências de aprendizagem dos estudantes, permitindo que os professores ajustem suas metodologias de aprendizagem com maior precisão, otimizando o tempo e a abordagem.

 

“Esse nível de personalização nos ajuda a atender as necessidades específicas de cada estudante, tornando o aprendizado mais dinâmico e motivador”, diz o especialista. “Os professores agora têm mais tempo para focar na criação de experiências que incentivam a participação e o engajamento dos estudantes”, acrescenta.

 

Preparação para o futuro

O compromisso com a inovação vai além do uso de ferramentas tecnológicas. O Colégio Santa Marcelina entende que a integração da IA ao currículo educacional é uma preparação para o futuro dos estudantes, que enfrentarão desafios em um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado. Desta forma, ao longo da jornada de aprendizagem, os estudantes desenvolvem habilidades como pensamento computacional, reconhecimento de padrões em dados e informações, criatividade, inovação, design thinking e prototipagem.

 

“O mercado de trabalho está em constante transformação, com uma demanda crescente por profissionais com habilidades em IA. Os estudantes do Colégio Santa Marcelina estarão prontos para se inserir nesse mercado, com as habilidades necessárias para trabalhar com IA em diversas áreas”, finaliza Marcelo.