Em um varejo cada vez mais dinâmico e competitivo, o uso estratégico de dados é o que diferencia líderes de seguidores. O Grupo Casas Bahia, tradicional no varejo brasileiro realizava milhões de transações diárias e uma vitrine virtual abrangente, mas convivia com desafios proporcionais ao tamanho de sua operação. Como integrar dados de logística, vendas e prevenção de fraudes. Diante disso, a organização redefiniu sua operação com parceria com a Databricks, alavancando a implementação de ferramentas com IA para análise de dados e simplificando a tomada de decisão. Ao adotar o AI/BI Genie da Databricks, a rede deu um salto na eficiência, segurança e acessibilidade dos dados.
A redução no tempo de análise de dados é considerada umas conquistas para o Grupo Casas Bahia, segundo Filipe Jaske, Diretor Executivo de Tecnologia. “Integrar a análise de dados ao fluxo de trabalho diário no Microsoft Teams mudou a forma como consumimos dados, promovendo eficiência e adesão às novas ferramentas”, comentou.
Definindo prioridades
O Grupo Casas Bahia priorizou três frentes estratégicas: logística e vendas. A meta era aprimorapr a revisão de demanda, ajustar níveis de estoque e otimizar campanhas de marketing com base em dados concretos. Antes da implementação, a dependência de SQL criava barreiras significativas. “Analistas de negócios precisavam dominar SQL, dificultando o progresso e gerando sobrecarga na equipe técnica”, explicou Diego Caxito, Diretor de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.
Democratizando o acesso a dados
Ao integrar o Genie ao ecossistema Databricks, o Grupo Casas Bahia tornou insights e dados mais acessíveis. Agora, equipes podem fazer perguntas diretamente em português e receber respostas instantâneas, otimizando a tomada de decisões. “Hoje conseguimos prever quando os produtos chegarão a níveis críticos de estoque e agir proativamente para evitar interrupções” completou Caxito.
Com planos de integrar o Genie ao Power BI e expandir seus recursos preditivos, o Grupo Casas Bahia continua a liderar a inovação no varejo brasileiro. A parceria com a Databricks reafirma o compromisso da empresa em alavancar tecnologia para entregar resultados cada vez mais robustos.