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Bioclin aposta em tecnologia para aprimorar gestão empresarial e negócios

Bioclin aposta em tecnologia para aprimorar gestão empresarial e negócios

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Companhia mineira transformou por completo seus processos de gestão, que antes eram baseados em planilhas do excel e não geravam nenhuma confiabilidade para ajudar no desenvolvimento de estratégias


A Bioclin-Quibasa é uma indústria mineira focada na produção e desenvolvimento de kits de diagnósticos para laboratório de análises clínicas. Fundada em 1977, a fábrica está instalada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Para alavancar seu crescimento, a fabricante escolheu o sistema de gestão da Sankhya. 


Victor Arndt Júnior, CEO da empresa, lembra que o processo de transformação digital foi iniciado em 2011 com o objetivo de expandir os negócios da empresa, que utiliza a tecnologia para desenvolver e aprimorar as melhores soluções em diagnóstico in vitro. Neste ano, a companhia decidiu investir no ERP da Sankhya, que no primeiro momento, foi adotado para atuar em conjunto com um sistema antigo que a empresa utilizava. 


“Em 2011, a Bioclin cresceu de 10% a 15% ao ano e não contávamos com um controle de custo da empresa. Tudo funcionava no feeling, mas precisávamos de informações mais precisas para aumentar o nosso nível de competitividade. Em agosto de 2011, escolhemos adotar o sistema de gestão empresarial da Sankhya. Começamos a implantação em paralelo com um sistema que já tínhamos na empresa, mas ,em janeiro de 2012, compreendemos que o software da Sankhya era tudo que precisávamos manter”, conta o gestor. 


Para Victor, a raiz dos problemas eram as planilhas de Excel, que não geram nenhuma confiabilidade para ajudar no desenvolvimento de estratégias para a empresa. “Não existia um custo específico de produto, eu não sabia qual era o meu custo fixo, não possuía dados integrados pois tudo funcionava apenas com o auxílio do Excel. Precisávamos de um sistema que simplificasse tudo e que ainda funcionasse em conformidade com as normas de Anvisa , do Ministério da Agricultura, e afins. A Sankhya uniu tudo isso em um único sistema, que transformou, para sempre, a nossa forma de fazer gestão”, afirma Victor. 


Na opinião do gestor, que atualmente comanda uma equipe com cerca de 300 funcionários, a facilidade que o uso de dashboards trouxe, pôde fazer com que a empresa colocasse em prática o seu plano de expandir o negócio sem medo de errar. “Os painéis de controle trazem informações precisas e online na palma da minha mão. Todos os colaboradores, de áreas distintas, conseguem ter fácil acesso e compreensão de todos os dados, o que é fantástico”. 


Quando iniciaram o projeto, a Sankhya ainda não possuía uma plataforma específica para o planejamento e controle de produção (PCP) em seu portfólio, mas isso não impediu que a fabricante ajudasse seu cliente a sanar mais essa dor. “Nós precisávamos de uma ferramenta de PCP que realmente funcionasse de maneira eficiente, contamos isso para a Sankhya, que aceitou o desafio de pegar nossa planilha pessoal de controle e aprimorá-la de um jeito que nem imaginávamos que era possível. A Sankhya colocou na nossa mão uma tecnologia que fazia a previsão das vendas e , com base nisso, estipulava a demanda dos produtos que iríamos precisar no futuro. Tudo funcionando de maneira totalmente integrada, e isso nos ajudou muito a melhorar o nosso processo produtivo”. 


O sucesso do projeto levou a fabricante de kits de diagnóstico para laboratórios a expandir a contratação dos módulos. “Em 2015 implementamos o Gerente On-line, uma ferramenta de análise gerencial que apresenta informações em tempo real sobre a evolução das negociações. Depois disso, começamos a estruturar, através das informações integradas, o orçamento da empresa. Hoje, é possível prever os investimentos e as metas de vendas para o próximo ano, o que facilita nossa negociação com fornecedores. Trabalhar com um alto nível de previsibilidade no processo que faz com que a gente maximize todos os nossos ganhos.” 


Para o futuro, Victor ainda reserva muitos planos e garante que a parceria com a Sankhya foi essencial para tirar planos ambiciosos do papel. “Em 2012 a Bioclin tinha um faturamento de 20 milhões e hoje pretendemos fechar 2022 com um faturamento de 250 milhões. Se eu não tivesse o sistema Sankhya seria praticamente impossível ter esse crescimento através de planilhas do Excel.”, conclui.