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Banco PAN otimiza experiência do cliente com tecnologia de observabilidade

Banco PAN otimiza experiência do cliente com tecnologia de observabilidade

Banco extrai inteligência dos registros de operações para orientar estratégias de negócio e tomada de decisão; custos com gestão de logs diminuem em 58% com nova plataforma implementada

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Buscando garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, além de melhorar constantemente a experiência dos usuários com o app, o Banco PAN resolveu implementar a plataforma de observabilidade Elastic, que monitora toda a jornada dos clientes no aplicativo.

 

Com a ajuda da V8.TECH, as empresas fizeram um business case que mostrava ser possível ter uma ferramenta que atendesse às necessidades do banco e ser economicamente mais eficiente. A tecnologia de observabilidade permite ao Banco PAN coletar e visualizar logs, registros de cada ação realizada dentro do aplicativo, quase em tempo real, para otimizar a manutenção do app. Isso permite que o Banco tenha uma resposta muito mais ágil, garantindo uma experiência mais fluida na plataforma.

 

“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas do PAN. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explica Edilson Albuquerque, superintendente de infraestrutura e nuvem do Banco PAN.

 

Log como um BI em tempo real

 

Com a centralização dos logs, o PAN criou recentemente um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes, trazendo muito mais clareza para a operação. “Isso mostra a eficiência do Banco PAN em trazer cada vez mais uma observabilidade orientada a negócios”, destaca Otoniel Ribeiro, Gerente Executivo de Infraestrutura & Cloud do Banco PAN.

 

Atualmente, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, garantindo mais inteligência para o monitoramento.

 

Outra vantagem da estratégia de gestão de logs é a capacidade do banco em cruzar dados a partir de comportamentos. Felipe Queiroz, engenheiro de sistemas sênior da V8.TECH ressalta que, hoje, a instituição também pode usar os dados dos logs para gerar ações proativas.

 

“Se for identificado, por exemplo, que alguém com alto engajamento não acessa mais o app há algum tempo, o banco pode tomar uma ação preventiva para evitar o churn. Além disso, podemos também acelerar o processo de identificação de instabilidades e a causa raiz de cada uma delas com processos baseados em Machine Learning e IA. Isso é agregar valor ao negócio”, explica Queiroz.

 

Menos custos e maior eficiência nas correções

 

Com a plataforma da Elastic, o Banco PAN reduziu em 58% os custos com armazenamento de logs em nuvem. “Antes, havia uma gestão descentralizada de logs e isso dificultava o trabalho do nosso time de desenvolvedores. Agora, temos uma melhor gestão de observabilidade do aplicativo e com um gasto menor”, aponta Ribeiro.

 

O executivo destaca também que a implementação melhorou a experiência das equipes de desenvolvimento, que passaram a contar com uma plataforma de gestão de log de aplicação mais simples de ser usada, permitindo mais agilidade nas respostas.

 

“As informações e organização dos dados trazem indicativos importantes sobre os interesses dos nossos clientes, permitindo que aperfeiçoemos nossos produtos e serviços de forma mais inteligente. Com isso, geramos mais robustez nas plataformas e entregamos uma experiência única, simples e eficaz, engajando nossos clientes em um ecossistema completo de banking e consumo”, finaliza Albuquerque.