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Análises preditivas auxiliam varejo alimentar

Análises preditivas auxiliam varejo alimentar

Ferramenta TOTVS traz mais de 50 indicadores específicos do segmento para dar um termômetro das áreas mais sensíveis deste tipo de operação

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A TOTVS lançou o Fast Analytics para RMS, desenvolvido em parceria com a GoodData, provedora americana de plataforma de análise de dados na nuvem escalável. A oferta foi desenvolvida com integração nativa ao software de gestão especialista no segmento supermercadista da companhia, e é o primeiro produto de mercado configurado neste modelo. Dessa forma, a solução não demanda nenhum tipo de customização para ser implementada, o que ocorre em, no máximo, uma semana.

 

Com a ferramenta, todos os dados da empresa são consolidados permitindo análises precisas, de forma rápida e em qualquer momento. O Fast Analytics para RMS possui mais de 50 indicadores voltados a três grandes áreas do varejo alimentar: vendas, compras e estoque, capazes de apoiar nas principais necessidades de gestão características do setor. Diretamente do celular ou de outros dispositivos móveis, o gestor consegue visualizar gráficos e dashboards sobre diferentes informações, sem a necessidade de gerar relatórios, nem perder tempo para extrair e gerar essas informações. A solução agiliza e viabiliza uma gestão estratégica e eficaz dos negócios.

 

Entre as principais análises, está o de Acompanhamento de Metas, que permite o monitoramento constante sobre a evolução das vendas e margens. Dessa forma, não é necessário esperar o final do mês para saber, com precisão, quais foram os números alcançados. O gestor pode checar os índices diariamente pelo Fast Analytics e, a qualquer sinal de desaceleração, consegue tomar as ações necessárias, focando na otimização dos resultados e redução dos custos.

 

Duas outras análises também são bastante importantes para a operação supermercadista: o Controle de Estoque e a Análise de Sazonalidade. Com a primeira, a empresa consegue monitorar e controlar com precisão o seu estoque, com exatidão, e com base nessas informações, otimizar o seu giro de estoque para evitar sobras e quebras de produtos, reduzindo o desperdício e trabalhando promoções sempre que necessário. A medida reflete diretamente nos rendimentos financeiros do varejista, que deixa de perder dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ano base 2015, apontou que o supermercadista é o segmento mais afetado pelas perdas no ponto de venda. A entidade apurou que o vencimento de produtos é o maior responsável, representando 39,6% dos resultados negativos das empresas do setor.

 

O segundo indicador, por sua vez, está direcionado à análise de determinadas épocas. É possível observar os dados levantados sobre o comportamento de compra dos clientes na Páscoa deste ano, por exemplo, para definir as melhores ações a serem adotadas no próximo período. Isso, baseando-se em visões do desempenho de cada uma das lojas da rede, que podem variar por região. O empoderamento do consumidor trouxe um desafio ainda maior para os supermercadistas na busca pela equação perfeita para proporcionar o atendimento e a disponibilidade de produtos que as pessoas desejam. Por isso, ter o respaldo da tecnologia para fazer o seu planejamento estratégico é um diferencial para as empresas nesta nova realidade. Pensado nisso, o Fast Analytics para RMS ainda permite a integração com outros sistemas, como o CRM, o e-commerce ou até as redes sociais, para cruzar dados e, assim, obter indicadores mais completos sobre o seu público.

 

“O business supermercadista é um negócio em constante busca de rentabilidade e ganhos de eficiência. Somos um aliado do setor para esse desafio e, por isso, investimos muito em criar soluções inteligentes baseadas em dados com foco em ganhos de margem e conhecimento da operação”, finaliza Mário Almeida, head de fluig, Analytics & Consulting da TOTVS.