Edit Content

Menu

1133

Algar Telecom aposta em soluções IoT para monitoramento de ativos

Algar Telecom aposta em soluções IoT para monitoramento de ativos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Por meio do centro de inovação Brain, projetos são 100% customizados para grandes empresas da indústria, educação, varejo, entretenimento e saúde


A Algar Telecom está ampliando os investimentos no mercado de soluções de conectividade e rastreamento. A aposta da companhia está no Asset Control, uma solução IoT (Internet das Coisas) que potencializa redes Wifi com rastreamento, geolocalização, sensor de presença e mapa de calor, além da possibilidade de inserir anúncios, informações e campanhas por meio da página de acesso à rede.


Os mercados prioritários são os setores da indústria, educação, varejo, entretenimento e saúde. Para eles, o Brain desenvolve projetos customizados, com funcionalidades voltadas para obter ganhos em eficiência, otimização de custos e maior lucratividade. A ferramenta permite localizar ativos com precisão e rapidez, programar sistemas de alerta para mudança de localização, controlar equipamentos em manutenção, integrar aparelhos aos sistemas internos e customizar processos específicos, entre outras funções.


“Grandes empresas, com muitos ativos, precisam da tecnologia certa para ter um monitoramento preciso e eficiente da sua planta, com a possiblidade de acessar dados em tempo real, em um painel intuitivo. Porém, sabemos que cada companhia tem necessidades e desafios muito distintos, por isso é uma ferramenta 100% customizada, definida a partir de uma cuidadosa análise dos ativos e da infraestrutura”, explica Zaima Milazzo, presidente do Brain.


Isso se tornou possível com o desenvolvimento da Internet das Coisas, em que objetos são interconectados digitalmente por meio da Internet, trocando informações e automatizando processos. Para que isso funcione na prática, são fixadas tags de tamanho equivalente de uma moeda de 1 real em objetos e ativos, que se conectam via Bluetooth com os APs (access point) da parceira Aruba, uma empresa Hewlett-Packard Enterprise que atua com soluções de segurança e conectividade.


Os sensores passam informações para uma plataforma de análise de dados e os resultados dessas análises são expostos como serviço em um portal (dashboard), que pode ser verificado a partir de qualquer dispositivo para acessar relatórios e dados em tempo real.


Aplicação prática no setor da saúde


O Asset Control foi uma evolução da solução Hospital Monitora, que realiza o rastreamento de ativos com foco na maior eficiência na gestão de recursos hospitalares. A ferramenta, lançada em setembro de 2020, permite rastrear e monitorar ativos de alto valor para o hospital, como cadeiras de rodas e respiradores. As informações ficam disponíveis em tempo real em um dashboard, que pode ser acessado de qualquer dispositivo (como notebooks, tablets e celulares), levando agilidade e inteligência de dados para a administração hospitalar.


O rastreamento traz uma série de benefícios, incluindo rapidez na localização de ativos, programação de alertas para mudança de localização, contagem de ativos por área, controle de equipamentos em manutenção, integração com sistemas hospitalares e dados sobre tempo de permanência por área. Um exemplo prático é que, no caso da chegada de uma emergência, o Asset Control permite a identificação de quais equipamentos serão necessários no atendimento e faz a emissão de alertas para que esses sejam imediatamente mobilizados ao local correto de atendimento.