Edit Content

Menu

shutterstock_362174189_Sergey-Nivens

92% das empresas de serviços financeiros estão gerando lucros com IA, afirma pesquisa

92% das empresas de serviços financeiros estão gerando lucros com IA, afirma pesquisa

Estudo revela que maioria das instituições financeiras já lucra com IA; apesar disso, as organizações ainda enfrentam os desafios devido às falhas para escalar resultados

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A grande maioria das empresas globais de serviços financeiros já estão gerando lucros com IA. Esses dados são da pesquisa “KPMG Global Tech Report: Financial Services Insights”, com recorte dos dados do setor financeiro. No entanto, apenas um terço  delas estão gerando retornos em escala.

 

O estudo contou com respondentes de mais de 20 países, sendo 25% das Américas, 38% da Europa, Oriente médio e África (EMEA) e 36% da Ásia e Pacífico (ASPAC), baseado nas respostas de 612 líderes do setor de serviços financeiros.

 

Os entrevistados representavam organizações com receitas anuais acima de US$ 1 bilhão e incluíam um grupo diversificado de líderes de tecnologia, como diretores digitais, CIOs, CTOs, CISOs, diretores de IA entre outros.

 

De acordo com o relatório 75% dos executivos do setor afirmaram que desenvolvimentos regulatórios complexos são o fator que mais afeta a sua confiança em investimentos. E a publicação informou que metade dos executivos admitem que as falhas em seus sistemas básicos de TI corporativos interrompem o funcionamento normal dos negócios semanalmente.

 

Porém houve um aumento na implementação de plataformas baseadas em nuvem que podem ajudar a simplificar as infraestruturas digitais, com 82% das organizações priorizando o investimento em XaaS em 2024.

 

“As empresas de serviços financeiros buscam cada vez mais modernizar seus sistemas para melhorar a experiência do cliente, seja eliminando as complexidades desnecessárias, melhorando a oferta com produtos/ serviços mais apropriados a cada cliente ou mesmo reduzindo os custos. Esses esforços de modernização são essenciais para a continuidade dos negócios”, afirmou Cláudio Sertório, sócio-líder de Serviços Financeiros da KPMG no Brasil.