Edit Content

Menu

78% dos bancos aplicaram IA de forma tática em 2024

78% dos bancos aplicaram IA de forma tática em 2024

De acordo com estudo movido pela IBM, o número demonstra o potencial de expansão estratégica da tecnologia no sistema bancário em 2025

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A IBM divulgou suas expectativas para tecnologia e transformação na indústria global de serviços financeiros no próximo ano, conforme apresentado no relatório IBM Institute for Business Value 2025 Outlook for Banking and Financial Markets, de acordo com a análise, a adoção da IA generativa está pronta para disparar. Apenas 8% dos bancos desenvolveram IA generativa de forma sistemática em 2024, enquanto 78% a abordaram de forma tática. À medida que os bancos avançam dos projetos-piloto para a execução, cada vez mais estão redefinindo suas estratégias para expandir os serviços, incluindo a adoção de agentes de IA.

 

A convergência bancária constante está dando lugar a desempenhos financeiros contrastantes. A reimaginação do modelo de negócios e processos e, principalmente, sua execução, será o diferencial entre os líderes e os demais. 60% dos CEOs do setor bancário entrevistados reconhecem que precisam aceitar algum nível de risco para aproveitar as vantagens da automação e aumentar a competitividade.

 

Embora mais de 16% dos clientes em todo o mundo se sintam confortáveis com um banco totalmente digital e sem agências como sua principal instituição financeira, a concorrência está mudando de ofertas digitais para o mercado de massa para serviços de maior valor, incluindo finanças embutidas e serviços de consultoria para investidores de alta renda e pequenas e médias empresas (PMEs).

 

“Estamos observando uma mudança significativa na forma como a IA generativa está sendo implementada no setor bancário, à medida que as instituições passam da experimentação ampla para uma abordagem estratégica voltada para aplicações direcionadas dessa tecnologia poderosa”, disse Shanker Ramamurthy, diretor geral de Bancos e Mercados Financeiros da IBM Consulting.

 

“Com bancos e outras instituições financeiras em todo o mundo se preparando para um ano crucial de investimentos em transformação, tecnologia e talentos, antecipamos que seus esforços se concentrem no uso da IA generativa para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional, reduzir riscos e modernizar a infraestrutura de TI”.

 

O relatório compartilha insights da análise do sentimento de líderes do setor, do comportamento dos clientes bancários e de dados econômicos de oito grandes mercados — Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Reino Unido, Japão, China, Índia e Japão — e o que as instituições financeiras e seus parceiros podem aprender com essas tendências.