A Rockwell Automation acaba de divulgar o “8º Relatório anual do estado da produção inteligente: edição especial CPG”. O estudo global inclui as respostas de 216 líderes do setor de Bens de Consumo (CPG) em 13 dos principais países fabricantes. O relatório deste ano enfatiza a evolução do setor de CPG, incluindo cuidados pessoais e domésticos, além de fabricantes de alimentos e bebidas.
O estudo aborda, sobretudo, o equilíbrio entre qualidade e crescimento lucrativo, o impacto da automação de processos, a adoção da produção inteligente e o papel essencial da tecnologia na mitigação de riscos, no aprimoramento da qualidade, no acompanhamento da concorrência e na manutenção da continuidade dos negócios.
As principais descobertas do relatório global revelam que:
• 52% dos fabricantes de CPG consideram a inflação como seu maior obstáculo externo em 2023.
• 42% das empresas estão acelerando sua transformação digital para acompanhar a concorrência, enquanto 44% estão fazendo isso para melhorar a qualidade.
• Em média, as empresas de CPG investem pouco mais de um quinto de seu orçamento operacional em tecnologia, sendo os três principais investimentos em tecnologia de nuvem (45%), planejamento da cadeia de fornecimento (42%) e cibersegurança (41%).
• 57% das empresas utilizam software para automatizar processos e 63% estão utilizando esse software para controlar melhor os dados corporativos. Sobretudo, 48% dos líderes estão aumentando a automação de processos para lidar com a falta de mão de obra.
• 90% dos fabricantes de CPG acreditam que manterão ou aumentarão o tamanho de sua força de trabalho como resultado da tecnologia, sendo que 38% preveem redirecionar a força de trabalho existente e 29% presumem que contratarão mais funcionários devido à adoção da tecnologia.
• Na prática, 31% dos fabricantes de CPG relatam que as iniciativas de produção inteligente ajudaram a lidar com o impacto da pandemia da COVID-19 e a acompanhar as transformações do mercado. Além disso, 28% relatam que a produção inteligente está ajudando a mitigar os riscos de cibersegurança.
• 95% dos fabricantes de CPG relatam ter iniciativas de ESG implementadas, sendo que 44% busca iniciativas de sustentabilidade e ESG como um diferencial competitivo.
De acordo com a gerente de marketing estratégico – bens de consumo embalados da Rockwell Automation, Lee Coffey, a adaptação a essas mudanças exige agilidade, inovação e disposição para adotar novas formas de trabalho para sobreviver e prosperar nesses tempos incertos. “O setor de CPG foi duramente atingido por vários desafios no último ano, com interrupções na cadeia de fornecimento, falta de trabalhadores e inflação, todos contribuindo para um impacto dramático nos negócios”, explica Coffey.
A partir disto, a tecnologia está sendo vista cada vez mais como a resposta para muitos dos desafios enfrentados pelos líderes de CPG. A maneira mais comum pela qual os líderes de CPG estão mitigando os riscos, tanto interna quanto externamente, é adotando novas soluções tecnológicas.
“A Rockwell Automation entende que o setor de CPG está em constante evolução e temos o compromisso de fornecer às empresas de todo o mundo a experiência e as soluções que elas precisam para ter sucesso”, comenta Coffey.