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Tribunal de Justiça do Pará maximiza performance e eficiência dos serviços de TI com plataforma de gerenciamento

Tribunal de Justiça do Pará maximiza performance e eficiência dos serviços de TI com plataforma de gerenciamento

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Plataforma Dynatrace oferece observabilidade e análise inteligente para facilitar a identificação de falhas e superar os desafios da complexidade de gerenciamento das aplicações de TI 

Líder do Ranking de Transparência 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) é considerado, hoje, como um dos mais modernos do Brasil. Ao todo, são mais de são 6.000 estações de trabalho e 500 servidores, além de diversas aplicações de comunicação, colaboração e e-mail, rodando em ambientes locais e em Multicloud, trabalhando para atender, em média, 300 mil sentenças todos os anos. “Qualquer tempo fora do ar significa atrasos para os magistrados, advogados, promotores e, evidentemente, para o público”, lembra o Secretário de Informática no TJPA, Diego Leitão.  

 Assim, o TJ-PA escolheu a Dynatrace para maximizar a performance e a experiência de seus serviços digitais para servidores e cidadãos. Com a observabilidade automática e inteligente da Dynatrace, o TJPA agora conta com uma nova oportunidade para gerenciar em tempo real e com insights precisos todas as aplicações e recursos do ambiente de tecnologia, contribuindo para a otimização das análises, consultas e entregas realizadas nos sistemas da instituição.  

“Nos últimos anos, realizamos uma ampla modernização e expansão da infraestrutura de TI do Tribunal, mas a inclusão de novas aplicações e equipamentos apenas reforçou um grande desafio que a digitalização nos trouxe, que era a capacidade de acompanhar e aprimorar a performance de nossos recursos e, especialmente, garantir a máxima disponibilidade de nosso principal sistema, o PJe”, afirma Leitão. “Para lidar com todo este conjunto de aplicações e dispositivos, a implementação da Dynatrace foi fundamental. Avaliamos algumas alternativas, mas a verdade é que a plataforma Dynatrace nos ofereceu muito mais inteligência e observabilidade”.

Por isso mesmo, O Secretário destaca que o projeto foi bastante silencioso, sem qualquer tipo de impacto a rotina dos usuários. “Tivemos suporte total e rapidamente conseguimos colocar o processo em prática. E o resultado não poderia ser melhor: conseguimos reduzir as instabilidades e interrupções, elevando substancialmente a satisfação dos profissionais e cidadãos que utilizam nossos serviços.”  

Por meio de seu mecanismo baseado em Inteligência Artificial continuamente atualizado, a plataforma Dynatrace possibilita o acompanhamento em tempo real e de ponta a ponta de todas as aplicações utilizadas pela área de tecnologia do Tribunal, oferecendo insights precisos sobre a performance de todos os recursos – e seus impactos na experiência dos clientes internos e externos.  


“Antes desse passo, não tínhamos visibilidade para identificar as raízes de instabilidades ou falhas. Era preciso fazer tudo manualmente. A situação mudou muito com a Dynatrace, pois a ferramenta entrega relatórios automáticos e precisos, que nos ajuda na otimização do ambiente”, diz Arilson Galdino da Silva, Coordenador de Suporte Técnico no TJPA. 

Vale destacar que, com a ajuda da Dynatrace, o TJPA conseguiu reduzir, desde o início de 2022, em mais de 60% o número de eventos de instabilidade ou interrupção dos serviços, com redução de 70% no número de erros de aplicações e de 45% no tempo necessário para a solução de eventuais inconsistências – o que levou a um aumento de 12%, em média, no nível de satisfação dos usuários, em análises feitas diariamente. 

Com a Dynatrace, a equipe do TJ pode contar com a observabilidade automática de ponta a ponta, que rastreia os componentes de software, hardware, Nuvem, microsserviços, códigos, acessos de usuários e tudo que fizer parte ou interagir com o sistema. Logo, encontrar qualquer inconsistência e conseguir corrigir rapidamente ajuda a manter os sistemas confiáveis e eficientes.  

“Observabilidade é a capacidade de medir os estados internos de um sistema, e a Dynatrace consegue acompanhar as mudanças, alterações e inconsistências para indicar as condições e problemas nos ambientes. Dessa forma, possibilitamos que qualquer organização possa dominar a complexidade e encontrar pontos de melhoria em sua infraestrutura de TI ou no uso da nuvem para aplicações e armazenamento de dados”, diz Fernando Mellone, Diretor para o Setor Público da Dynatrace no Brasil.

  

A Dynatrace encontra a causa raiz das anomalias e realiza o seu diagnóstico, também com a Davis, mecanismo de Inteligência Artificial que está no núcleo da plataforma e que entrega respostas precisas e automação inteligente. “Uma visão ampla e aprofundada do ambiente elimina problemas que afetem os usuários e ajuda na criação de fluxos de trabalho mais produtivos, com correção automática e que eliminam a necessidade de suporte técnico humano para eliminar inconsistências e resolver problemas”, destaca Mellone. 

A plataforma acompanha os resultados e oferece, ainda, a capacidade de analisar os principais indicadores dos serviços que fazem parte do ecossistema de maneira preditiva, antecipando pontos que podem ser melhorados para realmente otimizar a performance das aplicações entregues aos usuários. 


“A Dynatrace foi um divisor de águas, pois possibilita identificar se determinada instabilidade está ocorrendo no momento e em qual parte da infraestrutura está ocorrendo. Foi importante, pois levamos essa oportunidade para outros tribunais, e com certeza caminhamos para ter serviços muito mais ágeis e confiáveis para as pessoas. Com a solução, temos visibilidade e consigo resolver rapidamente qualquer intercorrência. Quem ganha é a sociedade! É o magistrado que conseguiu deliberar um alvará de soltura, ou, uma medida cautelar contra um procedimento médico de urgência e pode prestar o serviço para o jurisdicionado que está aguardando.”, acrescenta Leitão.