A IDC estima que os gastos mundiais em tecnologias para a transformação digital chegarão a US$ 1,2 trilhão este ano, com um aumento de 17,8% em relação a 2016. Nesse ritmo de crescimento, a expectativa é atingir US$ 2 trilhões em 2020.
As categorias de tecnologias que terão a maior fatia de gastos com transformação digital este ano são serviços de conectividade, serviços de TI e desenvolvimento e implantação de aplicativos. Combinadas, estas categorias serão responsáveis por quase metade de todos os gastos com transformação digital.
Com o desafio de levar a Transformação Digital para os mercados de mineração e metalurgia, a 2S Inovações Tecnológicas anuncia uma vertical dedicada aos dois segmentos. Com a preocupação de entender todas as etapas dos processos desses setores e entregar soluções tecnológicas que tornarão as mineradoras e as metalúrgicas mais competitivas e inovadoras frente à concorrência.
“Nós estudamos bastante o setor e, junto com empresas líderes no segmento, desenvolvemos soluções que beneficiam as diversas áreas que compõem as atividades de mineração e metalurgia”, ressalta Gisele Braga, gerente de desenvolvimento de negócios em Transformação Digital da 2S. “Nossas soluções se baseiam em conectividade (dentro e fora das minas e em áreas industriais), comunicação e visibilidade em tempo real e segurança física e da informação. Visando esses parâmetros alcançamos a eficiência de processos, a redução de perdas e, consequentemente, ótimos resultados“, complementa.
Algumas das soluções já implantadas no setor pela 2S:
Logística Interna Inteligente – com a integração de sistemas e processos, torna possível monitorar equipamentos, máquinas e caminhões próprios e de terceiros dentro da planta, além de monitorar todo o processo de extração que permitem tomar decisões em tempo real;
Rastreamento de Ativos – fornece a localização e o monitoramento de ativos, o que permite mais agilidade nos processos;
Ambiente seguro – esse conceito envolve duas frentes: a primeira visa a saúde e segurança do trabalho, com setorização dos locais de trabalho, garantia do uso correto de EPIs, emissão de alertas e medidas preventivas de segurança. A segunda, visa a segurança da informação, com o uso de plataformas robustas para garantir a proteção das informações, a visibilidade das aplicações e acessos, para garantir a prevenção de cyber ataques.
A 2S comprovou a eficiência dessas soluções após a implantação em uma das maiores e mais importantes mineradoras do Brasil. Segundo dados fornecidos pela mineradora, hoje 96% de toda a frota efetiva é monitorada, alcançou 30% de redução de horas ociosas e teve 10% de aumento em produtividade.
“Também houve a redução de tempo na captura dos dados de operação, o que antes levava 24 horas, agora acontece em tempo real. Além disso, conseguimos a diminuição da falha humana na obtenção desses dados com a automatização dos apontamentos de ocorrências, o que permite a visualização dos indicadores em tempo real, através de dashboards direcionados a cada área de operação”, detalha Gisele.