O Toyota Research Institute, unidade norte-americana da Toyota, disse que se uniu com o Media lab do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e outras cinco companhias para explorar a tecnologia blockchain no desenvolvimento de carros autônomos.
O projeto permitirá que empresas e consumidores compartilhem com segurança dados sobre testes e condução, bem como o compartilhamento e uso desses carros para ajudar a definir as taxas de seguro, declarou a Toyota.
A base de dados usará blockchain, um registro público online de transações que se tornou conhecido com o software que suporta o bitcoin, a primeira moeda digital.
“Centenas de bilhões de quilômetros de dados de direção humana são necessários para desenvolver veículos autônomos seguros e confiáveis”, disse Chris Ballinger, diretor de serviços de mobilidade e diretor financeiro do Toyota Research Institute.
Além do MIT Media lab, os parceiros do projeto incluem a base de dados Bigchain DB em Berlim, que está construindo o banco de dados. A Oaken Innovations, que está desenvolvendo um aplicativo para compartilhamento de carros e pagamentos, e a startup israelense Commuterz que está criando um software de carona solidária.
A Toyota também está usando blockchain para reduzir preços de seguros de carros. Ao permitir que os sensores de um veículo coletem dados da condução e armazenando num blockchain, donos de carros poderiam pagar preços menores de seguros.