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TI da Zurich Airport eleva eficiência para fornecer serviços a terceiros

TI da Zurich Airport eleva eficiência para fornecer serviços a terceiros

Transformando TI em negócios, a Zurich Airport Brasil vem atuando com a oferta de serviços tecnológicos a terceiros em Florianópolis e, com o sucesso do modelo, agora planeja expandir para demais localidades

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A Zurich Airport Brasil, empresa do grupo Zurich Airport, que chegou no País em 2012 e tem 100% da operação dos aeroportos de Florianópolis, Macaé, Vitória e mais recentemente de Natal, anuncia que sua área de Tecnologia da Informação planeja expandir a oferta de serviços de colocation em um datacenter robusto e de alta disponibilidade, com requisitos de infraestrutura Tier 3, ideal para empresas que necessitam de um ambiente seguro e confiável para hospedar suas próprias máquinas e dados críticos.

 

Composta por apenas 12 pessoas no Brasil, a área de TI da Zurich passou a ser sustentável financeiramente e depois migrou para um modelo de rentabilidade, gerando receita com oferta de serviços por meio de seu datacenter Tier 3 para hospitais e empresas de diversos ramos de atividade da região de Florianópolis, as quais precisavam de um ambiente seguro para hospedar seus dados.

 

Servindo de modelo para matriz na Suíça, a área de TI da Zurich traçou uma trajetória de sucesso e, para isso, conta há cerca de três anos, com o total apoio de sua parceira, a Teletex, responsável pela sustentação de TI da companhia. O aeroporto de Natal, a concessão mais recente do Grupo, recebeu investimentos de cerca de 3,5 milhões de reais para compor um ambiente tecnológico de altíssima desempenho, modernizar a infraestrutura e prover a seus consumidores excelência na prestação de serviços aeroportuários.

 

A partir de 2021 a área de TI passou a ser uma Unidade de Negócio. Por meio de datacenter do aeroporto de Florianópolis, a área de TI da Zurich passou a ofertar serviços para demais empresas da região, estabelecendo-se como uma frente de negócios sustentável e que atualmente gera receita. Com uma operação do datacenter 24×7, a Zurich é capaz de atender operadoras, hospitais e demais demandas críticas. “Esse modelo que vem funcionando muito bem em Florianópolis e estamos planejando expandir para as demais regiões onde atuamos”, antecipa o executivo.

 

“A Zurich Airport Brasil investe anualmente cerca de 3% do seu faturamento em Tecnologia da Informação, e nesse sentido, a aliança com a Teletex é bastante importante para nós, pois envolve desde atendimento nível 1 de um usuário, até de nível 3, que pode impactar as operações dos aeroportos, cobrindo fim a fim a TI das unidades de Florianópolis, Vitória, Macaé e, mais recentemente, a de Natal”, aponta Wilson Victer, Gerente de TI & Data Protection na Zurich Airport Brasil.

 

Segundo o executivo, em 2021 a Zurich Airport precisava de um parceiro que garantisse a continuidade das suas operações. “Na época, tínhamos um fornecedor que não estava nos atendendo integralmente a nossas demandas tecnológicas e, nesse sentido, fizemos a substituição para a Teletex para a sustentação de nosso ambiente – integradora a qual mostrou profundo conhecimento sobre monitoramento de ambiente de alta disponibilidade e de missão crítica”.

 

Segurança Cibernética

A maior preocupação da Zurich com segurança é a proteção do negócio. “Precisamos ter certeza de que o passageiro que está embarcando é o passageiro que deve embarcar, que comprou sua passagem, evitando qualquer tipo de fraude. Proteção das informações internas e confidenciais (extravio e vazamento de dados) é outro elemento importante – assim como manter a credibilidade e a boa imagem da empresa”, afirma Wilson Victer.