Com apoio da Claranet CorpFlex, empresa conseguiu sustentar os picos de compras durante os dias de alto movimento na pandemia
Apesar da pandemia ter abalado diversos setores da economia, o segmento atacadista alimentar foi um dos que mais cresceu nos últimos meses. O Tenda, uma das principais referências desse setor, realiza hoje mais de 4,5 milhões de transações por dia em suas 36 lojas do Brasil e 4 na Angola. Nesse cenário, todo o suporte tecnológico para sustentar a operação é provido pela Claranet CorpFlex.
Como parceira tecnológica, a multinacional de TI viabiliza o funcionamento da infra-estrutura, que diariamente realiza operações como transações comerciais, lançamento de cupons fiscais e controles de estoque em um segmento de mercado essencial e dinâmico como o alimentar. No dia a dia da operação, a tecnologia em nuvem ajuda na estabilidade do banco de dados, fazendo com que a empresa tenha continuidade dos negócios, sem falhas na disponibilidade do sistema, que opera 24 horas.
“Encontrar esse parceiro foi como ter um pai e uma mãe, que dão todo o suporte para que o filho possa crescer e se desenvolver. Caso não tivesse o aparato da equipe de tecnologia de um parceiro, precisaria disponibilizar três turnos de profissionais dedicados à área, o que ainda assim poderia não garantir a mesma qualidade que encontro hoje na Claranet CorpFlex” aponta Pedro Olavo Filho, sócio-fundador e CIO do Tenda Atacado.
De acordo com Marcos Andrade, CMO da Claranet CorpFlex, a arquitetura desenhada para atender a necessidade tecnológica do Tenda Atacado é 100% pensada pela necessidade de funcionamento sem pausas, considerando que existem operações fora do Brasil também.
Além das lojas físicas, o Tenda conta com as vendas no comércio eletrônico, que visa atender o novo comportamento do consumidor que viu mais de perto na pandemia a opção de comprar sem sair de casa. “Queremos estar em dia com a transformação digital e o e-commerce é um facilitador nesse processo. Os consumidores já podem comprar on-line, com opção de receber a compra em suas residências ou retirar na loja em 24 municípios paulistas”, conclui Pedro.