Cada vez mais, empresas de tecnologia patrocinam corridas e pilotos, associando a marca não só à velocidade, mas também à sinergia que existe hoje entre o esporte e a transformação digital acelerada. A Teltec Solutions pontuou essa estratégia ao reforçar o patrocínio do piloto André Gaidzinski na temporada da Porsche Cup Brasil 2022
A corrida pela transformação digital, acentuada durante a Pandemia, está muito relacionada com o modelo de atuação da indústria automobilística. Assim como nos negócios, nas pistas de corrida são vivenciadas verdadeiros embates entre tecnologia e recursos humanos, onde os meios digitais fazem toda a diferença em momentos decisivos, como curvas, ultrapassagens, e podem definir o pódio.
Ciente disso, a Teltec Solutions reuniu a imprensa no autódromo de Interlagos, na semana passada, para apresentar seus planos de investimentos e expansão no Brasil e renovar, pelo terceiro ano consecutivo, sua parceria com a equipe AG Racing, patrocinando o piloto profissional André Gaidzinski na temporada 2022 da Porsche Cup Brasil, considerada a maior categoria de automobilismo monomarca da América Latina.
Tecnologia na pista
A parceria entre a Teltec Solutions e o automobilismo data de 2020, mas desde 2013, com o avanço da computação em nuvem e os requisitos de Segurança da Informação, a empresa passou a direcionar seus esforços no sentido de atuar de forma mais efetiva nesse segmento, combinando tecnologia com consultoria especializada e serviços avançados. Sediada em Florianópolis, a Teltec Solutions atua há 30 anos no mercado nacional e possui cerca de 800 clientes corporativos.
Já André Gaidzinski, piloto catarinense, também está há 30 anos no automobilismo e reforçou que a tecnologia mudou drasticamente a forma de pilotar um carro, o que facilitou muito o desafio dos corredores de alcançar mais velocidade com maior segurança e controle. “Hoje em dia, os carros são mais tecnológicos. Atualmente é possível ver tudo o que acontece enquanto se dirige. O sistema de dados traz todas as informações sobre o que acontece na pista. Enfim, os carros estão ligados no tecnológico”, reforçou André.
O que acontece atualmente no universo das corridas, pegar o dado e transformar em informação, é o mesmo processo do mundo corporativo. A sinergia é total, segundo Cesar Schmitzhaus, Diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions. “Tudo gira em torno de dados, são informações sobre tempo de volta, erros e melhorias a serem feitas nas próximas curvas, isso em tempo real”, adicionou ele.
Expansão acelerada
De olho no ritmo das corridas, a Teltec pretende acelerar cada vez mais sua expansão em território nacional. Durante o evento no autódromo de Interlagos, a empresa anunciou investimento de R$ 5 milhões para atuar em novas capitais do País, como Cuiabá, Recife, Belo Horizonte e Curitiba. A expectativa é triplicar o volume de negócios com essa capilaridade.
“Nossa ideia é investir para estar mais próximo do cliente, avançando em regiões como Nordeste, Sudeste e no próprio Sul do Brasil. Há cerca de oito anos iniciamos um movimento forte para cloud computing, somos parceiros Cisco, Microsoft e AWS e inauguramos um hub digital em Florianópolis para suportar nossa estratégia”, informou Diego Ramos , Diretor Geral da Teltec.
Além da expansão geográfica, faz parte do plano da empresa contratar pelo menos mais 30 profissionais nos próximos 12 meses, investindo em certificação e capacitação profissional. Embora exista hoje um gap de mão de obra especializada no setor, a Teltec pretende buscar esses talentos nas próprias regiões, para que tragam a cultura local.
*Com apuração de Luiza Sermoud