Edit Content

Menu

4 (3)

Sicoob moderniza jornada de dados para evoluir uso da IA

Sicoob moderniza jornada de dados para evoluir uso da IA

Com a implementação, a instituição agora é capaz de gerenciar e armazenar um volume maior de dados, além de potencializar milhares de consultas diárias em escala, melhorando significativamente a qualidade de diversos processos críticos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sicoob implementou o IBM Netezza Performance Server como um serviço totalmente gerenciado na Amazon Web Services, uma plataforma de análise de dados nativa na nuvem e conhecida por seu alto desempenho e capacidade de processamento em tempo real, projetada para lidar com volumes de dados em escala de vários petabytes com eficiência e rapidez.

 

Dado o compromisso da instituição com o processo de modernização contínua e a necessidade de evoluir sua arquitetura de dados para novos casos de uso financeiro alimentados por inteligência artificial, o Sicoob definiu um próximo grande marco: migrar 400 TB dos seus Netezzas data warehouses armazenados no IBM Cloud Pak for Data System para o Netezza Performance Server na Nuvem AWS.

 

Com mais de 17 mil usuários consumindo dados, 110 mil relatórios diários no IBM Cognos Analytics e mais de 111 consultas por minuto em horário comercial, o Sicoob buscou a solução SaaS da IBM Netezza na AWS para ampliar suas capacidades analíticas, mantendo a confiabilidade e segurança do sistema. A nuvem abriu novas possibilidades de integração e escalabilidade, permitindo ao Sicoob manter a liderança no setor financeiro cooperativo e enfrentar os desafios atuais e futuros com mais agilidade.

 

Com a mudança para a AWS, o Sicoob agora é capaz de gerenciar e armazenar um volume maior de dados e potencializar milhares de consultas diárias em escala. Isso melhorou significativamente a qualidade de diversos processos críticos da instituição financeira cooperativa, como gestão de risco, conformidade regulatória, atendimento ao cliente e gestão financeira.

 

Segundo Robson Jardim, líder de vendas da IBM, o desafio apresentado pelo Sicoob foi fornecer uma solução robusta, resiliente e de alto desempenho em ambiente de nuvem para seu processo de carga analítica e garantir uma arquitetura flexível para novos projetos de análises e IA. “A migração precisava ser realizada de forma que preservasse as integrações já estabelecidas no atual ambiente on-premise, garantindo que todo o processo fosse concluído em um curto período de alguns meses”, afirma. “A vasta experiência da IBM, líder mundial em soluções de gestão de dados, IA e análise de dados, aliada ao apoio da sua equipe de especialistas, foi crucial para o sucesso do projeto, entregando resultados no prazo e com a qualidade esperada.”

 

“Vamos iniciar uma nova etapa, direcionada a explorar o potencial dessa infraestrutura para novas aplicações em análise de dados e inteligência artificial. Estamos entusiasmados com as oportunidades oferecidas pela plataforma, que se integra perfeitamente ao IBM Netezza”, comenta Antonio Vilaça Júnior, CIO do Sicoob.

 

A jornada analítica cognitiva foi iniciada pelo Sicoob em 2018 com a IBM, apoiada pela tecnologia Netezza Performance Server. Hoje, através da mesma plataforma, a Netezza possibilitou a transição estratégica para a nuvem (AWS), dada a sua compatibilidade com diferentes provedores de nuvem, garantindo muito mais agilidade, flexibilidade e racionalização de custos. Este movimento foi crucial para aproveitar as vantagens da computação em nuvem e garantiu a continuidade e eficiência destas operações. Além disso, possibilita novas tecnologias e práticas de IA nesta evolução, alinhando a infraestrutura da cooperativa às tendências do mercado.