A Thomson Reuters divulgou Relatório global sobre GenAI em serviços profissionais. De acordo com o relatório, os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico em que a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. A preocupação na adoção da IA aparece nas mudanças de taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.
Realizada com cerca de 1.800 profissionais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, a pesquisa pontuou perspectivas sobre como a tecnologia impacta clientes em diferentes setores profissionais, à medida que navegam pelo crescente papel da IA na otimização de operações, na melhoria da precisão e no fomento à inovação.
De acordo com o relatório, os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico em que a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. A preocupação na adoção da IA aparece nas mudanças de taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.
As principais descobertas para o mercado corporativo foram que 95% dos profissionais preveem que a GenAI será essencial para o fluxo de trabalho de suas organizações dentro de cinco anos, enquanto as habilidades com a ferramenta continuam sendo, em sua maioria, um diferencial nas decisões de contratação.
Apesar da maioria dos profissionais identificarem casos de uso para a GenAI, 64% não receberam treinamento sobre o uso da GenAI em seu setor de trabalho. No estudo, 90% dos profissionais do setor jurídico, 92% dos profissionais do setor tributário e 88% dos profissionais de risco corporativo reconhecendo que a ferramenta pode ser utilizada em suas áreas.