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Setor de TI no Brasil deve crescer 20% em 2025, aponta relatório

Setor de TI no Brasil deve crescer 20% em 2025, aponta relatório

Relatório da ADVANCE Consulting mostra que, apesar das incertezas políticas e econômicas, o mercado de tecnologia da informação deve se reposicionar com estratégias de adaptação, automação e monetização para sustentar o crescimento

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O relatório trimestral iMonitor IT da ADVANCE Consulting, analisou o mercado brasileiro de TI. O estudo, assinado por Dagoberto Hajjar, fundador da organização, afirmou que, apesar das incertezas políticas e econômicas, o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação projeta um crescimento de 20,8% em 2025. E mesmo após um 2024 marcado por volatilidade cambial e adiamento de investimentos, a indústria se reposiciona para uma nova fase de expansão e transformação.

 

A pesquisa mostrou que o desempenho do setor no ano passado encerrou com 18,8% de crescimento, abaixo do que foi previsto e esperado pelos especialistas. De acordo com a análise, a queda foi atribuída a fatores como instabilidade eleitoral, inflação com altas taxas e incertezas regulatórias. Segundo os dados, o quarto trimestre foi particularmente afetado pela alta do dólar e rumores sobre novos impostos, diminuindo as vendas de tecnologia.

 

“A flutuação do câmbio assustou muita gente e vários contratos foram postergados. Começamos 2025 com diversas incertezas econômicas, políticas, jurídicas e tributárias. Os primeiros anúncios do governo Trump recomendavam ter cautela para os próximos meses”, afirmou Dagoberto Hajjar.

 

De acordo com o monitoramento, no primeiro trimestre de 2025 foi registrado um crescimento abaixo do esperado pelos especialistas, com níveis de apenas 16%. O relatório destacou que um dos fatores foi a polarização do mercado, pois enquanto 10% das empresas devem crescer mais de 50% este ano, outras 6% estão diminuindo de tamanho.

 

O especialista apontou para os empresários ficarem no cenário do crescimento é preciso se adaptar diante das novas tecnologias e ter um destaque em relação aos concorrentes. “A intermediação de produtos está reduzindo, forçando o canal de vendas e distribuição agregar componentes de serviços que sejam escaláveis e replicáveis. Algumas revendas e integradores estão se transformando em distribuidores ou subdistribuidores criando sua própria rede de canais de serviços”, explicou o executivo.

 

Para Hajjar, é necessário repensar o modelo de negócios com modernização e monetização, ou seja, são as empresas que precisam modernizar suas tecnologias, como hardware, software e nuvem, querem usar boas ferramentas mas não querem investir um valor alto. Logo, o empresário explicou que as empresas vendedoras de ferramentas de TI terão que ajudar o cliente a gastar menos, mas também trazer o crescimento do negócio. Isso implica em migrações para nuvem com estruturas mais seguras e econômicas, reescrita de softwares para modelos escaláveis e modulares, e inclusão de APIs que viabilizem novos modelos de negócios, inclusive com integração a serviços financeiros.

 

“Para crescer, você terá que entender as novas demandas de mercado. Além de adaptar seu modelo de negócios, criar e automatizar os processos, treinar a equipe de vendas, colocar marketing para apoiar, criar um ciclo de planejamento, execução, aprendizados e adaptação. Tudo com muita velocidade”, finalizou.