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RNP aposta em tecnologia para migração de sistemas em nuvem

RNP aposta em tecnologia para migração de sistemas em nuvem

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Em parceria com a SYNNEX Westcon, Sistema responsivo atende a preferência do estudante por celular e, na segunda edição da seleção do ano, permanece disponível 100% do tempo. A RNP ainda inova e economiza para o MEC mais de 15 milhões de reais no primeiro ano de funcionamento


A SYNNEX Westcon-Comstor atuou em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na migração e operação do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o ambiente em nuvem. O portal possibilita a distribuição de vagas nas instituições de ensino brasileiras, públicas e gratuitas aos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Executado em nuvem pela primeira vez em janeiro deste ano, o novo Sisu demonstrou vantagens significativas no que toca a desempenho, economia e experiência do usuário. Com as inscrições para distribuição de vagas para o segundo semestre, o sistema confirmou suas vantagens.


De acordo com estimativa da RNP, no primeiro ano de funcionamento em nuvem o sistema deverá proporcionar ao Ministério da Educação (MEC) uma economia superior a 15 milhões de reais, redução de mais de 76% em comparação à execução em infraestrutura própria. Em cinco anos, a economia para o Ministério da Educação deverá ser de 22 milhões de reais.


“Rompemos a barreira da novidade. Apresentando um excelente índice de qualidade de serviço com economia de custos, nosso projeto de migração para a nuvem chamou atenção de várias instituições de ensino e pesquisa, que agora desejam também mudar para a nuvem”, comenta Hélder Vitorino, Gerente de Serviços da RNP.


Em sua nova versão, o Sisu migrou para a nuvem pública e tornou-se um sistema responsivo, levando em conta a preferência dos estudantes pelo uso do celular em relação a desktop. Na primeira edição da seleção, em janeiro de 2020, o portal permaneceu disponível cerca de 91,6% do tempo para os 1.795.211 inscritos que fizeram 3.458.358 inscrições (cada candidato pode realizar até duas inscrições). Já na segunda edição, em julho, a disponibilidade do site foi superada: ficou no ar por 100% do tempo para que os 424.991 estudantes inscritos pudessem fazer 814.476 inscrições.


Uma grande solução para um grande desafio


A RNP, que ajudou a trazer a internet para o Brasil, mantém sua tradição no que toca a inovar no campo da educação ao comprometer-se junto ao Ministério da Educação a elaborar um plano de trabalho, incluindo estratégia de utilização de computação em nuvem para os sistemas críticos mantidos pelo MEC, com o melhor custo-benefício. O Sisu, em sua edição de janeiro deste ano, funcionou como projeto-piloto da iniciativa.


Historicamente, o Sisu apresentava problemas de lentidão e indisponibilidade em função da quantidade de acessos simultâneos e da infraestrutura necessária para suportar a demanda, além das questões de infraestrutura. O Sisu carecia de inovação tecnológica para acompanhar o surgimento de novas tecnologias em uso pelos estudantes, como a preferência por dispositivos móveis em detrimento do uso de desktops.


Com suporte da SYNNEX Westcon, sob a coordenação da RNP, o sistema migrou para a nuvem depois de passar por atualização por parte das equipes de TI do MEC. Na opção pelo ambiente de nuvem, a economia de custos é um ponto importante. Leva em conta o fato de que a demanda pelo Sisu se concentra em duas épocas do ano, em janeiro e em julho – quando se realizam os processos seletivos dos candidatos. Assim, faz mais sentido para o MEC pagar pelo uso do que manter em casa uma infraestrutura dedicada.


Em janeiro de 2020, o novo Sisu entrou em operação sob a responsabilidade de profissionais da RNP, que trabalharam em conjunto com arquitetos e desenvolvedores da fábrica de software do MEC, além de profissionais da SYNNEX Westcon.


“Para nós, da SYNNEX Westcon-Comstor, foi desafiadora a participação nesse projeto, que, devido a sua natureza, não podia falhar ao entrar em operação. O trabalho foi intenso, gratificante, e temos que dar os parabéns à RNP pela competência com que conduziu todo o processo”, diz Carla Langiano, Cloud Solutions Director na SYNNEX Westcon-Comstor.