Edit Content

Menu

shutterstock_186964970_PhotonCatcher

Rede do setor de viagens consegue 1,5 milhão de horas de consultores com plataforma de IA

Rede do setor de viagens consegue 1,5 milhão de horas de consultores com plataforma de IA

A plataforma Atlas unifica dados e acelera o planejamento de consultores reduzindo em média três horas dedicadas por viagem

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Global Travel Collection (GTC), rede de consultores de viagens de alto padrão, projeta recuperar mais de 1,5 milhão de horas por ano com o apoio da plataforma de IA Atlas. A ferramenta, construída com Microsoft Azure AI Foundry e Copilot Studio, promete reduzir em média três horas dedicadas pelos profissionais por viagem, facilitando o gerenciamento de fontes de informações como companhias aéreas, hotéis, entretenimento e viagens corporativas.

 

A GTC conta com 1.700 consultores, a maioria realiza mais de 300 viagens por ano e agora planeja ampliar a Atlas para os 150 mil consultores da Internova. Antes da adoção da IA, o planejamento e a reserva de viagens altamente personalizadas costumavam levar de seis a oito horas, tempo gasto navegando por sistemas fragmentados, sem agregar valor direto. Embora os clientes nunca vissem esse trabalho, os consultores sentiam diariamente a ineficiência.

 

“Quando cheguei à Global Travel Collection, notei uma grande desconexão entre os sistemas utilizados pelos consultores. Ficou claro que precisávamos unificar os dados em uma única interface”, comenta Casey Soto, diretor sênior de Gestão de Produto da Global Travel Collection e líder do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Internova, empresa controladora da GTC.

 

Desenhando a solução

 

Determinado a simplificar o acesso dos consultores à enorme quantidade de dados que eles precisam, a GTC se dedicou a criar e implementar a Atlas,  uma plataforma de IA segura, escalável e em conformidade, desenvolvida especialmente para ajudar consultores de viagens de luxo a acelerar o planejamento, sem perder o toque humano.

Ao mesmo tempo, a empresa percebeu uma mudança nas expectativas dos usuários: os consultores estavam cada vez mais acostumados à busca por linguagem natural em seu dia a dia. Para atender a essas expectativas — e superar sistemas rígidos baseados em palavras-chave —, sua equipe precisava criar uma plataforma de IA capaz de compreender perguntas conversacionais e retornar resultados acionáveis e ricos em contexto.

Resolver esse desafio significava ir além de adicionar IA. Era necessário entregar uma arquitetura moderna e governada, capaz de escalar para todo o portfólio da Internova. Em parceria com a Microsoft, a GTC e sua equipe começaram a desenvolver o Atlas para proporcionar acesso rápido a informações de viagens precisas e de alta qualidade.

 

Otimizando o processo de desenvolvimento

A equipe da GTC utilizou o Azure AI Foundry como plataforma de experimentação para testar e aprimorar rapidamente a Atlas. O centro de gerenciamento da ferramenta possibilita governança centralizada, controle de versões e implantação segura da pilha de IA generativa, ajudando a equipe a escalar com confiança e reduzir fricções no desenvolvimento.

Ao construir sobre uma plataforma totalmente gerenciada como serviço (PaaS), a GTC reduziu o tempo e os recursos necessários para gerenciar a infraestrutura, permitindo à equipe focar no desenvolvimento de novas capacidades de IA. O App Service também garante escalabilidade global, alta disponibilidade e segurança empresarial sem custos adicionais. A Atlas utiliza o Azure Cosmos DB para armazenar o histórico de interação dos consultores e o contexto das sessões, preparando o terreno para futuras personalizações, desenvolvimento de gráficos de conhecimento e interações mais inteligentes entre consultores e clientes ao longo do tempo.

Destaques