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Qual o futuro da IoT no mercado brasileiro?

Qual o futuro da IoT no mercado brasileiro?

Segundo a Frost & Sullivan, mercados de Saúde e Automobilismo tendem a avançar nesse conceito

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A Frost & Sullivan apresentou os resultados de seu estudo “O Mercado industrial brasileiro de Internet das Coisas, Cenário para 2021”. No levantamento, a consultoria define IoT como objetos de uso cotidiano — de veículos a equipamentos para cafeterias em hotéis — que são conectados à Internet (comunicação de mão dupla) e que podem estar conectados uns aos outros. A pesquisa exclui IoT e objetos que exigem interface humana. A estimativa de receita se refere a hardware (módulo de conectividade e outros componentes), software e serviços diretamente ligados a soluções IoT.

 

Em 2016, o mercado de IoT no Brasil atingiu uma receita de US$ 1.346,2 milhões, sendo a indústria automotiva e as manufaturas verticais as mais relevantes. Até 2021, é o setor deve alcançar receitas de US$ 2,29 bilhões.

 

“A Tecnologia começa a ser embarcada nos produtos, junto com módulos de conectividade, permitindo às empresas extrair informações sobre a experiência do consumidor, analisar e definir ações. É uma revolução centrada no consumidor, direcionada pela transformação digital”, afirma o Diretor de Pesquisa e Consultoria em Transformação Digital da Frost & Sullivan para América Latina, Renato Pasquini. Para a consultoria, há oportunidades significativas em mercados como Smart Cities, Utilities, Agricultura e Saúde.

 

“Enquanto a indústria automobilística e de manufatura estarão maduras em 2021, a expectativa é que a da Saúde tenha as mais altas taxas de crescimento anual composta gerando uma trilha reversa em outros mercados, começando por negócios B2C, e então envolvendo empresas”, diz a Gerente de Pesquisas em Saúde Transformacional da Frost & Sullivan, Rita Ragazzi.

 

“Devido à grande regulamentação do mercado de Saúde no Brasil, com várias questões sobre a confidencialidade e segurança dos dados, a adoção pelas instituições de saúde será uma longa jornada. Entretanto, tecnologias voltadas aos pacientes são mais fáceis de serem adotadas, como serviços móveis, apps e dispositivos, que levarão o mercado de saúde B2C a atingir a soma de US$610 milhões em 2020”, completa

 

O ecossistema de IoT no Brasil ainda é fragmentado. Há desafios de ampliar a capacidade de consultoria e integração para que as empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação ofereçam soluções ponta-a-ponta em IoT. “Novos modelos de negócios evoluem rapidamente em diferentes mercados no Brasil tanto por meio de empresas estabelecidas, como de startups, gerando um cenário positivo para inovação e co-inovação de soluções para necessidades especificas do País”, completa Renato Pasquini.