O PicPay, banco digital do Brasil com mais de 60 milhões de contas, atualizou sua plataforma de dados. Entre os desafios enfrentados o alto volume de transações e eventos diários, a área de Dados do PicPay demandava uma ferramenta capaz de suportar um grande volume de informações, analisar e ampliar a flexibilidade nas diversas rotinas que envolvem o banco e as respectivas informações, sem abrir mão da agilidade para o mercado financeiro.
O objetivo era reunir os eventos do banco, inclusive dados da plataforma mobile, em um único sistema que pudesse ser habilitado às várias unidades de negócio e permitisse rodar os processos de analytics em tempo real. Para isso, a organização financeira divulgou sua parceria com a IBM e a nova adoção de uma ferramenta que fizesse a análise de dados em tempo real.
Gustavo Tadao, executivo que comanda a área de Dados do PicPay, enfatizou a necessidade de proteger os dados sensíveis. “Temos um volume de eventos de negócio muito grande, especialmente por conta da base mobile e as interações feitas a partir do app. E isso inclui tudo o que nossos usuários internos e clientes finais fazem ou visualizam, desde uma simples rolagem de tela, até um clique ou visualização de um pop up”, completou o especialista.
A colaboração tem o objetivo de criar uma plataforma de análise de dados em tempo real que reduziu o processo desde a criação do dado até a tomada de decisão. Além disso, a implementação da tecnologia resultou em uma economia para o negócio e nas aplicações de equipes internas e clientes finais.
Frank Cara, arquiteto de sistemas do PicPay, reforçou que após a operação há possibilidade de armazenar um volume maior de dados, fazer publicações e atualizações dos sistemas sem prejudicar a performance dos usuários internos ou clientes finais.
“Atualmente, podemos analisar os resultados de nossas campanhas – de cashback ou recomendações, por exemplo – de forma instantânea e, se necessário, tomar decisões em questão de minutos. E a tendência é utilizar os dados de forma cada vez mais ampla, gerando uma experiência mais customizada e em tempo real, de acordo com o perfil de cada cliente — o que, consequentemente, deverá aumentar a taxa de conversão nas vendas de nossos produtos por conta de recomendações mais assertivas”.