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Nova arquitetura de TI habilita transformação digital no Tribanco

Nova arquitetura de TI habilita transformação digital no Tribanco

Com ambiente baseado em APIs, instituição financeira ganha em agilidade e passa a oferecer novos serviços como um canal de URA (Unidade de Resposta Audível)

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Um aspecto comum a várias estratégias de transformação digital é o foco na experiência do usuário. Há tempos que diversas áreas dentro de empresas buscam a melhor forma de interagir com os consumidores, mas se existe algo que mudou bastante nos últimos anos são os canais de interação com os consumidores com a popularização dos meios digitais.

A solução encontrada por inúmeras empresas que perseguem a inovação e querem se transformar digitalmente tem sido uma arquitetura baseada em serviços expostos como APIs, que conseguem entregar novos produtos rapidamente. Com o uso de uma Plataforma de Gerenciamento de APIs, os mecanismos de segurança, preocupações com escalabilidade e estabilidade são resolvidos dentro dessa Plataforma.

 

De olho nessa tendência, o Tribanco buscou na parceria com a Sensedia como uma forma de transformar a sua arquitetura para acelerar a criação de novas aplicações, novos canais e fomentar a inovação a partir da exposição de APIs. De acordo com o Superintendente de TI do Tribanco, Luiz Henrique das Neves, o ponto chave de um projeto como esse é ganhar agilidade e acelerar as entregas da equipe de tecnologia, garantir a velocidade para criar novos canais e acelerar o ramp up desses canais.

 

Um dos milestones da iniciativa era redesenhar a arquitetura para que permitisse ao Tribanco lançar novos produtos digitais mais rapidamente, gerar inovação interna e externamente e modernizar o Core Banking. O direcionamento da TI para possibilitar essa estratégia é de que todas as integrações deveriam passar pela API Platform da Sensedia. “Hoje, conseguimos desenhar um mock de um novo produto em até 2 dias e deixar pronto para lançar esse produto em até 3 semanas” disse Rodrigo Dutra.

 

O Redesenho do Core Banking


Uma estratégia de transformação digital precisa de APIs em seu centro e o desenho do Portfólio de APIs de uma empresa em plena transformação precisa ser orientado pelo Core Business da empresa, isso garante que as APIs irão maximizar a geração de valor do negócio. Esse modelo arquitetural permite à TI do Tribanco entregar novos serviços à medida em que as APIs são publicadas seguindo o roadmap de projetos de inovação. Essas APIs garantirão a escalabilidade dos serviços.

 

O Projeto inicial criou uma nova Plataforma de URA (Unidade de Resposta Audível) e serviu como base para o desenvolvimento de novos projetos de inovação a partir dos mesmos Serviços expostos através de uma única interface REST. Logo no primeiro mês a API da nova URA do Tribanco registrou mais de 1 milhão de chamados.

 

Essa camada de integração através de APIs permitirá ao Tribanco a modernização do Core  Banking e de Sistemas Legados de forma escalável, ao passo em que novos serviços e novas APIs são publicadas, alavancando essa modernização em tempo recorde. “Para muitos, API Management é um luxo, pra nós é um utensílio de gerenciamento, controle e de facilidade, imagine gerenciar todas as pontas que estão chamando às APIs, todos os canais”, pontuou Dutra.

 

Integrações com Parceiros


Uma das vantagens de uma arquitetura baseada em APIs é facilitar integrações com parceiros, o que leva à criação de um Ecossistema de Parceiros Digitais. O projeto inicial teve o tempo de integração com Parceiro de URA reduzido drasticamente e, com esse benchmark, uma nova etapa do projeto de Transformação se inicia: o mapeamento de Novos Parceiros e Canais Digitais e a integração ágil através de uma única interface.

 

Essa etapa irá alavancar a criação de novas experiências de uso do Core Banking através de Startups, Fintechs e Parceiros Digitais, entregando novas experiências ao usuário final, impactando a jornada do cliente desde a abertura da conta até a entrega dos serviços.